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Educação Política Cidadã

Instituto brasileiro lança relatório para promover boas práticas de educação cidadã. Material tem o objetivo de contribuir com educação para a cidadania e a democracia no Brasil. Mas, antigos modelos não podem nos servir de base, dadas as correções que ainda precisam ser feitas.

Redação

São Paulo, 20/02/2023

4 Minutos.

O Instituto Sivis, organização sem fins lucrativos que trabalha para promover os valores democráticos no Brasil, acaba de lançar um relatório para promover boas práticas de educação para a cidadania no país. Para contribuir com o debate sobre educação no Brasil, o material apresenta um conjunto de aprendizados no relatório “Promovendo Valores de Cidadania nas Escolas: contribuições para o tema no Brasil”. O material foi produzido no contexto de um projeto realizado pelo Sivis entre junho de 2022 e janeiro de 2023, em parceria com o Colégio Positivo, a Embaixada do Reino dos Países Baixos e a Politize!.

Pesquisas quantitativas e qualitativas junto a jovens do Ensino Médio foram realizadas com a intenção de produzir conhecimentos que fundamentem a promoção da educação cidadã no Brasil. A partir dos resultados, o instituto busca facilitar a atuação de redes de pessoas e instituições influentes para o fortalecimento dessa agenda no país.

Para a gerente de pesquisa e impacto do Instituto “desenvolver o Brasil passa, necessariamente, por educar a juventude brasileira. Para o nós, a educação cidadã é ingrediente fundamental para a formação dos jovens, na medida em que ela os prepara para enfrentar os desafios atuais e futuros do mundo em que vivemos”, afirma.

Educação Política Cidadã
Bons exemplos sempre serão importantes. (Img Web)
Sobre a metodologia

Para compreender como as competências de cidadania democrática estavam sendo desenvolvidas com os alunos, o Instituto criou um questionário com 18 perguntas sobre conhecimento político, autoeficácia cidadã, interesse político, confiança interpessoal, participação social e política, abertura ao contraditório, autoconhecimento, apoio ao Estado Democrático de Direito, entre outros temas.

A partir dos insumos das pesquisas, a Politize! construiu uma rota pedagógica chamada “Cidadania, Política e Informação: Esse trio pode andar junto?”. O esforço buscou contribuir com a formação do estudante como cidadão responsável por meio da identificação e disseminação de boas práticas na área.

Inicialmente, a intervenção abordou os conceitos de “Política” e “Cidadania”, para depois refletir com os estudantes como eles podem se engajar mais politicamente, entendendo que as informações (acontecimentos políticos) desempenham papel crucial no processo decisório.

A rota pedagógica teve como objetivos compreender os conceitos de política e cidadania, entender o papel da informação para a tomada de decisões responsáveis, explorar por que os estudantes se interessam por política, mas não buscam se informar sobre o assunto e quais são as formas simples de se engajar politicamente nas mídias. Entre as perguntas motivadoras, estavam “o que é política?”, “como tomar decisões responsáveis?”, “qual o papel das informações nas minhas decisões”, “como podemos nos engajar mais politicamente nas mídias” e “como posso me informar politicamente de forma simples nas mídias?”

Duplo cegos

Depois da aplicação da rota pedagógica, uma nova rodada do questionário inicial foi realizada. Dois grupos de alunos responderam à pesquisa: o grupo de estudantes que participou das aulas do projeto e outro que não teve acesso ao material. O intuito da abordagem foi verificar se os indicadores mensurados pela pesquisa sobre valores de cidadania modificaram-se após a intervenção. Observou-se que, ao possibilitar a colaboração entre profissionais da educação e de organizações da sociedade civil, em matéria de educação cidadã, a intervenção realizada possibilitou o desenvolvimento de um rico contexto de aprendizado institucional nessa temática. Assim, com base nessas etapas, a próxima seção apresenta uma lista de cinco aprendizados obtidos ao longo do projeto para contribuir para o avanço dessa temática no Brasil.

Os resultados

O projeto apresentou cinco aprendizados sobre a implementação de práticas pedagógicas cidadãs. Com eles, espera-se contribuir para que gestores e professores tenham mais condições de promover, de forma prática, iniciativas que fomentem a educação para a cidadania no país. Um dos aprendizados foi a necessidade de esclarecimento sobre o conceito de educação cidadã para facilitar o diálogo e a colaboração em torno dessa temática.

No decorrer do projeto, desde o início, os conceitos e referenciais teóricos utilizados foram esclarecidos e todos os participantes adotaram
uma fundamentação comum para os diálogos desenvolvidos. Ficou claro também que a avaliação é um instrumento fundamental para a promoção da educação cidadã. Uma boa avaliação sobre a mentalidade dos alunos possibilita um direcionamento do olhar dos professores para focos específicos. Isso auxilia no processo de construção do conhecimento em sala de aula.

Educação Política Cidadã
O que não se quer discutir. É passado? (Img. Web)

A educação cidadã conecta e potencializa diferentes competências presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que fornece diretrizes curriculares que estabelecem a educação cívica como um eixo central. O tema está presente em ao menos 5 das 10 competências gerais da BNCC e em dezenas de habilidades específicas ao longo de toda a educação básica.

Além disso, a educação cívica pode ser um poderoso alicerce para a construção do conhecimento por parte dos estudantes, já que possibilita que eles relacionem os estudos com a realidade concreta.

[N.E.: Alguém lembra da Educação Cívica dos anos 70 nas escolas públicas? Mas, e a moral? Evoluções…]

Para o desenvolvimento de práticas efetivas de educação cidadã em sala de aula, é necessário considerar o contexto particular de cada turma e adequar o planejamento ao nível cognitivo dos estudantes. A absorção do conteúdo depende de uma rota de aprendizagem com objetivos bem definidos que ajudarão a escolher materiais e atividades eficazes.

O projeto evidenciou também como é importante construir materiais pedagógicos de educação cidadã a partir do contexto escolar. Escolher o foco e personalizar o conteúdo a partir do contexto torna a aplicação mais fluida e mais aderente às atividades do professor e faz bastante diferença na experiência pedagógica como um todo.

“A experiência do projeto destacou a importância e o potencial do tema da educação cidadã para o país. Ao reforçar os valores democráticos junto aos jovens, a educação cidadã contribui não apenas para o ensino de conhecimentos políticos, mas também para a consolidação de outros valores democráticos essenciais para a vida em sociedade, como a tolerância e a capacidade de diálogo. Assim, a educação cidadã constitui uma janela de oportunidade efetiva para fortalecer a educação como um todo no Brasil”, complementa a gerente do Instituto Sivis. Para acessar o relatório na íntegra, clique aqui.

Instituto Sivis – 2011. Laboratório de ideias e soluções apartidário e sem fins lucrativos –
Busca soluções das causas raízes dos problemas relacionados à cultura democrática brasileira.

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Redação

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