Jovens e Educação PolíticaRecentesSociedade

A Sensação do Tempo

‘A nossa percepção do tempo é a  percepção de nós mesmos. Um intervalo entre a alegria inocente da infância, a desconfiança da adolescência, e a razão de ser adulta. É quando percebemos a velhice que se aproxima, como a soma vazia do que levaremos após tudo findar, último laço da ética flexível da vida! ‘

Ricardo Guedes

Belo Horizonte, MG – 24/03/2024

1,3 Minuto.

O tempo está passando rápido demais. Não o tempo físico, adequadamente medido pelos relógios em nosso referencial galático, mas a sensação do tempo, que parece mais se precipitar por um funil das sensações, onde o amanhã já é hoje, e o hoje à tarde já chega pela manhã.

Já observaram que o tempo hoje passa mais rápido do que há algum tempo?

O filósofo alemão Johann Herder fala-nos sobre o “Zeitgeist”, ou o “espírito dos tempos”, o conjunto de valores e percepções de uma determinada época que implica em conceitos sobre o homem, a vida, o sentido da história, e do universo.

Assim, do “ethos” estoico da Grécia Antiga; do “ethos” guerreiro da Roma Moderna; do “ethos” obscuro da Idade Média; do “ethos” da criação da Renascença de Da Vinci; do “ethos” do crescimento da era industrial; do “ethos” da classe média alegre e do sorriso Colgate do pós-Segunda Guerra Mundial; do “ethos” da compressão social do início deste século; do “ethos” do lixo do luxo, no estrago ambiental; passamos ao “ethos” do desespero apoteótico do apocalipse do amanhã.

Não há mais tempo para nada, por isso não mais percebemos o tempo.

O espírito de nosso tempo é a ansiedade. Os sonhos da sociedade industrial se desfazem; a desigualdade aumenta; a política destrói; e a guerra graça como a graça dos desgraçados. A poluição aumenta; o meio ambiente se esguie. A pandemia vem.

A funesta aparece no horizonte, não somente para nós (nós outros), mas para todos (todos também). É por isso que o tempo passa rápido, porque mal percebemos o tempo, aflitos que estamos com o final dos tempos. O tempo precipitado é o teestade-sempo de nossos tempos.

O problema é que não há mais tempo para dar tempo ao tempo.

Ricardo Guedes – Formado em Física pela UFRJ e Ph.D. em Ciências Políticas pela Universidade de Chicago

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP