ColunistasDestaquesLiteraturaProfessore(a)sUniversidade

América Latina: Movimentos Sociais

Este volume é composto por oito capítulos, que propositalmente passeiam por diversos países da região, abordando manifestações sociais, protestos de rua e processos eleitorais recentes.

Ergon Cugler

São Paulo, 22/03/2022.

1 Minuto

Trazemos ao público o quarto volume da Série “PROLAM USP DEBATE”, organizado pelos Professores Doutores da Universidade de São Paulo (USP), Gustavo Menon, Wagner Iglecias e Júlio César Suzuki e resultado de pesquisas realizadas por especialistas latino-americanos sobre distintos aspectos da realidade econômica, política, social e cultural de seus respectivos países, da América Latina em geral e das relações da região com o mundo.

O lançamento desta série é a etapa que fecha o ciclo de cinquenta encontros promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM-USP), entre maio de 2020 e junho de 2021, com a participação de 155 acadêmicos de 17 países latino-americanos (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).

1.) No primeiro capítulo a jornalista chilena Paola Cornejo compara os dois recentes períodos de protestos sociais no Chile, os estalidos sociais de 2019 e 2021, ambos de fundamental importância para o pacto político nacional que resultou na convocação e eleição da Assembleia Constituinte naquele país.

2.) A seguir, a analista política Alejandra Dinegro Martínez discorre sobre o recente processo eleitoral que conduziu as esquerdas à primeira vitória eleitoral na História do Peru, após a longa e complexa crise institucional que aquele país atravessou nas últimas décadas.

3.) No terceiro capítulo Amanda Harumy Oliveira nos apresenta um amplo panorama social e político da Colômbia, chamando a atenção para as quase seis décadas ininterruptas de guerra civil, marcadas por repressão aos setores populares e pela adoção do neoliberalismo, e na sequência discute as perspectivas para o futuro do país após os avanços e o insucesso do mais recente acordo de paz, firmado entre Estado e guerrilha em 2016.

4.) No quarto texto a cientista política Luna Follegati aborda a trajetória recente dos movimentos feministas no Chile e seus relevantes impactos sobre a vida política e eleitoral do país.

5.) Na sequência Jamila Prata Aguiar e Júlio César Suzuki fazem uma ampla análise sobre a constituição do racismo no Brasil, notadamente voltado contra a população negra, que inclusive constitui a maioria demográfica do país. Refazendo o percurso da formação histórica brasileira, os autores demonstram a construção de uma sociedade estruturalmente desigual, na qual a maioria pobre ou extremamente pobre é afrodescendente.

6.) No sexto capítulo o cientista social Waldo Lao Fuentes Sanchez apresenta uma análise comparativa de dois movimentos de luta por autonomia indígena na América Latina: o conflito armado que levou ao reconhecimento constitucional da autonomia de grupos indígenas na costa atlântica da Nicarágua e a insurreição armada dos zapatistas no sul do México.

7.) No penúltimo capítulo Ergon Cugler e Camila Modanez discorrem sobre a ascensão de atores sociais historicamente marginalizados na Bolívia: mulheres e jovens, demonstrando a influência crescente destes setores na vida pública boliviana.

8.) Fechando o livro, voltamos à Colômbia, através do capítulo de Diana Paola Gómez Mateus, que analisa o recente estalido social ocorrido também naquele país, apresentando estudo de caso das manifestações ocorridas na região de Putumayo, no sudoeste colombiano, relacionadas ao mencionado acordo de paz e à temática específica das drogas.

América Latina: Movimentos Sociais
Bandeiras dos países da América do Sul (Img. Internet)
Universidade ativa

A Série PROLAM USP DEBATE é composta por volumes, que tratam das seguintes temáticas: Pensamento Social e Político; Movimentos Sociais; Política Externa e Integração Regional; Comunicação e Política; e Desafios Contemporâneos. Todos são publicados pelo Serviço de Editoração e Distribuição da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (Edições EACH), disponibilizados em formato eletrônico e abertos para acesso público e gratuito.

Agradecemos a todas as pessoas que nos ajudaram a viabilizar o projeto PROLAM USP DEBATE, seja como proponentes de temas e nomes, seja como moderadores, expositores, divulgadores ou espectadores dos cinquenta encontros realizados.

Entre elas a comunidade acadêmica latino-americanista em geral e especificamente docentes do PROLAM-USP e estudantes e egressos do programa, como Alessandra Garcia Soares, Amanda Barrenengoa, Amanda Caroline Harumy Oliveira, Andrea Rosendo, Fabio Maldonado, Flavia Loss Araújo, Francisco Denes Pereira, Guilherme Câmara Meireles, Johidson Ferraz Oliveira, Jorge Cáceres Olave Junior, Judite Elaine dos Santos, Marco Piva, Nastasia Valentina Barceló Severgnini, Patricia Paixão, Pedro Silva Barros, Ricardo Abreu, Romy Martínez Garay,Vanessa Silva e Waldo Lao Fuentes Sanchez. Gostaríamos de agradecer também todas e todos que ajudaram a viabilizar a segunda fase do projeto, ora expressa nos cinco ebooks desta série.

Dentre elas, seus organizadores e especialmente Edições EACH, na pessoa de sua diretora, a Profa. Dra. Isabel Italiano, do curso de Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), parceira de todas as horas que muito gentilmente acolheu nossa proposta e tornou possível esta publicação. Esperamos com esta série, publicada nos idiomas de origem de cada autora ou autor, contribuir para o aprofundamento do debate realizado sobre a realidade latino- americana no Brasil. Acreditamos tratar-se de iniciativa bastante oportuna – que vem somar-se a outras – para despertar, no público brasileiro, maior interesse sobre os principais traços que marcam o passado e o presente dos demais países da América Latina, em grande medida tão semelhantes aos do Brasil.

Nesta série busca-se promover tanto o debate sobre a conjuntura da região, por si só extremamente complexa e multifacetada, como a respeito das características históricas de sua formação desde o período colonial – que exercem influência sobre a América Latina até a atualidade – e também quanto aos inúmeros e variados desafios que se apresentam para nossas sociedades e governos, neste século XXI, no sentido da construção de países mais democráticos e mais justos.

 

leia o 4º vol. Aqui

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP