LiteraturaRecentesUniversidade

FUVEST 2024 a 2026

Porque ler é da maior importância. Mas, entender a Literatura é essencial.
Fuvest divulga lista de obras literárias para os vestibulares de 2024 a 2026.

Redação – Jornal da USP

São Paulo, 22/01/2024

1,4 Minutos.

O texto a seguir é antigo. Sua data de atualização/publicação é de novembro de 2023. Entretanto, seu conteúdo avança no tempo até o ano de 2026. Se nada de mais importante ocorrer e mudar tudo…

Os estudantes que pretendem concorrer nos próximos anos a uma vaga em um dos cursos de graduação da USP já podem se preparar para a leitura das obras que serão abordadas na prova. Deste modo, a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo exame de ingresso, divulgou a lista de obras literárias para os próximos concursos: 2024, 2025 e 2026.

A lista de leituras obrigatórias, aprovadas pela Pró-reitoria de Graduação (PRG) da USP, geralmente é divulgada para os três anos seguintes, com troca de três livros por ano. Entretanto, dessa vez, por causa dos reflexos da pandemia na dinâmica das escolas, a Fuvest e a PRG decidiram divulgar uma lista até 2026.

Assim, considerando que para a Fuvest 2023 não houve troca de obras: a lista permaneceu a mesma do vestibular de 2022. O objetivo foi e é dar melhores condições a professores e estudantes na organização do calendário escolar.

Portanto, o vestibular para ingresso na USP exige ao todo nove livros de leitura obrigatória que são representativos dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa e integram o conteúdo da prova de Português.

Confira abaixo a lista:

Obras literárias do vestibular da Fuvest
Desta forma, as obras em *itálico são os livros que mudam na lista com relação ao vestibular do ano anterior

FUVEST 2024
*Marília de Dirceu- Tomás Antônio Gonzaga