MulherSaúdeSociedade

Surf e PCD – Pode?

Surf  e pessoas com deficiência podem praticar? “Sempre é bom se aventurar, isso te faz sonhar”

Natalie Schonwald

São Paulo, 24/01/2024.

1,4 Minuto.

O Surf é uma modalidade de esporte praticada na água que entra na categoria de esportes de aventura. Quando falamos em esporte de aventura e pensamos em pessoas com deficiência na maioria das vezes ficamos receosos. Mas pode acreditar que as pessoas com deficiência também podem se aventurar em um esporte. E por que não o surf, já que sabemos a importância do contato com a natureza e seus benefícios para a saúde física e mental?

No ano passado, entre o Natal e o Ano Novo fui para umas das praias de Bertioga, litoral de SP, e dei de cara com uma escola de surf. Com meu espírito radical em menos de cinco minutos já estava lá perguntando se eles davam aula para pessoas com deficiência.

Eles toparam e eu comecei a minha nova aventura que se transformou em um desafio para 2024.

Na Caiçara Surf School, no módulo 6  – Riviera de São Lourenço -, com o instrutor Gabriel, que além de ter topado na hora, foi muito mais além. Ele pensou na melhor posição, na melhor prancha e até como fazer com que a aula fosse mais proveitosa, mesmo que durasse menos. Além disso, sempre foi muito atento aos sinais do meu corpo, como por exemplo, o cansaço para evitar qualquer risco.

A psicóloga o o surfista

Para vocês conhecerem um pouco mais do trabalho dele fiz esta pequena entrevista, mas que ficou muito interessante.

N: – Você teve Receio quando uma pessoa com deficiência quis aprender a surfar?

G: A princípio tive um pouco de medo, mas sempre gostei de desafios, e ao mesmo tive vontade de conseguir fazer a pessoa sentir o que é surfar e a energia de interagir com as ondas.

N: – Na sua opinião o que era mais importante para o sucesso deste desafio?

G: Sem dúvida muita vontade e dedicação. Isso envolve treinos, fortalecimento, mudanças de hábitos e muito mais.

N: – Depois desta experiência você pensa em incluir mais pessoas com deficiência e tornar isso um diferencial?

G: Com certeza, quando aceitei dar aula para você eu sabia que seria um desafio diferente. Já dei aula para crianças com diferentes espectros autistas, com amputação em uma parte da perna e com deficiência na formação de uma perna, mas nunca uma pessoa que teve AVC.

Isso me fez pensar em uma nova forma de ensinar a surfar, e sou muito grato por aprender isso e poder ter a possibilidade de ensinar diferentes pessoas a surfar, independentemente de suas limitações.

N: Obrigada.

Natalie Schonwald – Psicóloga e Pedagoga