RecentesSaúdeSociedade

Capacitismo difere de Capacidade

Capacitismo é diferente de capacidade – O capacitismo é um termo usado para se referir ao preconceito em relação às pessoas com deficiência.

Natalie Schonwald

São Paulo, Novembro de 2023

1,4 Minuto.

Atualmente, existem diversas expressões capacitista utilizadas em nosso cotidiano.  “Como você é surdo, ou João sem braço“,  entre outras. Estas expressões estão muito disseminadas em redes sociais e páginas que tratam deste assunto.

Outrossim,  um fator importante é que grande parte das pessoas concluem  no fato de uma pessoa ser portadora de deficiência, automaticamente, a tornar necessitada de alguma ajuda. Pode ser para atravessar uma rua, ou cortar um alimento, por exemplo, entre diversas outras situações.

O capacitismo está inserido na sociedade, e essas atitudes fazem com que as pessoas com deficiência, sintam-se incapazes de realizar seus sonhos. Os preconceitos as bloqueiam de terem uma vida social e, ao chegarem na vida adulta, poder desenvolver uma vida profissional. Teoricamente, pessoas com deficiência são aquelas que possuem alguma característica diferente do socialmente aceito. Assim, quando pessoas com deficiência realizam tarefas do cotidiano. Vestir-se, arrumar a casa ou cuidar de um cachorro. Estranhamente, ela é tratada como alguém de extrema superação.

Capacitismo difere de Capacidade
Capacitismo é crime. Não faça, não prejulgue. (Img.Web)

Ao admitir que estamos em uma sociedade capacitista e tirarmos dúvidas podemos adquirir conhecimento e transformar nossas atitudes, o que, consequentemente, provocará uma mudança da sociedade.

Cada vez mais, pessoas com deficiência estão participando ativamente da sociedade. Um dos ambientes onde se inserem com razoável conforto, é a escola. Uma boa escola as coloca dentro das classes regulares.

Preconceito e Sociedade

Atualmente, o termo utilizado é pessoa com deficiência, já que a deficiência é uma condição e não uma doença. Desta forma, sabemos como outros (pré)conceitos são responsáveis por “aumentar” a ideia errada e o comportamento capacitista na sociedade, principalmente alguns ambientes profissionais, inclusive, em alguns ambientes médicos.

Um dos aspectos relacionados às questões de saúde são os aspectos criados pela sociedade, assim a deficiência foi associada à doença e à áreas médicas de diversas especialidades. Patologia é definida como aquilo que foge da normalidade, segundo Oliveira (2022). Entretanto, o conceito de saúde é algo além do estado de normalidade, pois trata da capacidade do ser humano de se adaptar ao meio, e  criar e seguir as novas normas, sob novas condições.

Portanto, conhecendo um pouco sobre o capacitismo, cada um de nós pode trabalhar para mudar a sociedade com pequenas atitudes e transformar a inclusão da pessoa com deficiência em todos os ambientes sociais.

Natalie Schonwald – Psicóloga e Pedagoga

Foto Autor Desconhecido – licenciada em CC BY