NacionalSustentabilidade

PNUD Brasil – Integrando territórios

O PNUD Brasil Integrando territórios tem experiência nacional e internacional na criação de soluções e metodologias que incentivam o desenvolvimento dos territórios, priorizando abordagens intersetoriais e participativas”

Redação – Plataforma Agenda 2030

São Paulo, 28/11 de 2020.

1 Minuto

A chegada de um grande grupo de migrantes a um território traz consigo um contingente de capacidades, potencialidades e desafios. Essa é a premissa do Desenvolve! Integrando territórios, metodologia elaborada pelo PNUD e aplicada em Boa Vista, Roraima, em 2019. A iniciativa é composta por um kit de ferramentas, métodos e oficinas criados pelo PNUD Brasil para fomentar o desenvolvimento local.

Pensar o desenvolvimento humano em territórios vulneráveis está em consonância com o mandato da organização.

A aplicação-piloto da metodologia foi liderada pelo PNUD, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM); com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS); e com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

KIT DE FERRAMENTAS

Pensado a partir de um conjunto de ferramentas conectadas entre si, a metodologia tem por objetivo oferecer mecanismos para a realização de diagnósticos e a formulação de planos de aceleração do desenvolvimento, assim como facilitar a formação e a consolidação de redes para o desenvolvimento local. Isso é feito considerando as necessidades e capacidades tanto daqueles que migram como daqueles já estabelecidos nos territórios, assim como os diferentes desafios e o potencial que um território possui.

A metodologia Desenvolve! contém um jogo de tabuleiro, uma plataforma virtual, um aplicativo de mapeamento de capacidades e métodos de dinamização do território. Sua aplicação-piloto foi realizada em um conjunto de oficinas em Boa Vista, que contaram com participação de diferentes atores sociais locais.

“Acreditamos que a colaboração entre setores e a população é o caminho para potencializar ativos de um território em prol do desenvolvimento de todos que ali habitam”, afirma a gerente de projetos do PNUD, Pollyana Miguel.

O método Desenvolve! foi criado com base nos conceitos de desenvolvimento humano e de territorialização e aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ambos adotam premissas semelhantes: a implementação de ações voltadas às diferentes dimensões do desenvolvimento, respeitando as necessidades de cada lugar.

“Entender as características de um lugar antes de implementar uma ação, assim como engajar os diferentes atores e instituições do território nos processos de promoção do desenvolvimento local é fundamental para que os ganhos do desenvolvimento sejam uma realidade para todos”, afirma a assistente de projetos do PNUD Júlia Matravolgyi.

O foco é o ser humano

A partir dos elementos centrais do desenvolvimento humano — o foco nas pessoas e a geração de capacidades e oportunidades –, de estudos e diagnósticos dos desafios enfrentados nos territórios e pelas populações em situação de migração, assim como da abordagem para alavancagem do desenvolvimento adotada pelo PNUD na América Latina, foram selecionadas quatro dimensões como pilares da metodologia: inclusão, produtividade, resiliência e governança efetiva.

Considerando que os desafios complexos de gestão exigem soluções bem fundamentadas e direcionadas às reais demandas da população, a metodologia prevê diferentes instâncias de participação social e de gerenciamento de conteúdo.

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP