ConteúdosDestaquesNacionalProfessore(a)sSociedade

Todos Ligados nos Museus Virtuais

Museu é local de conhecer, experimentar a história, a cultura e a vida do planeta, extremamente importantes na educação do homem.

Juliana de Oliveira Ramos – Tatiana de Oliveira Ramos

Poços de Caldas – MG, 29/12 de 2021.

1 Minuto

Ir ao museu é expandir o conhecimento; contudo, com a pandemia, as visitas ficaram restritas, tornando o museu virtual uma excelente opção para perpetuar a renovação e aperfeiçoamento os conhecimentos. Para vencer a barreira do distanciamento nas aulas on-line, estudantes e professores podem acessar a página de diversos museus virtuais e continuar aprendendo em casa pelo computador ou pelo celular.

Na disciplina de Zoologia, por exemplo, o professor de Biologia tem a opção de indicar o site do Museu de Zoologia Virtual – clique, no qual se encontra disponível farto conteúdo educativo sobre a biodiversidade animal na forma de imagens, vídeos e textos. Durante as aulas, os estudantes encontram, nas páginas do site, imagens de coleções que contam a história do passado, do presente (de plantas, insetos, mamíferos, répteis e aves) e complementam as informações transmitidas nas aulas híbridas, ação que alavanca o ensino a distância.

Outro museu que está na “língua do povo” e com a página virtual aberta é o Museu da Língua Portuguesa. Nesse espaço, os estudantes interagem com as instalações sobre a origem de nossa língua portuguesa, as aquisições estrangeiras do vocabulário, e têm acesso às várias exposições, que, mesmo virtuais, convidam os visitantes a refletir, compreender e discutir sobre a importância linguística, que é rica e diversa.

São mais de 3 mil Museus no Brasil

Além dos museus citados, no Brasil, existem outros espaços para visitação presencial ou on-line não só de interesse acadêmico, mas de relevância pública.

Portanto, frente aos desafios de vencer as dificuldades das aulas remotas na pandemia, o museu virtual, como ferramenta de ensino, torna as aulas ainda mais interessantes e criativas. Ao navegar pela plataforma, logo no primeiro acesso, os estudantes poderão ler, pesquisar e conhecer mais sobre as diferentes disciplinas, o que irá consolidar a aprendizagem que acontece na escola.

Juliana de Oliveira Ramos – Professora da Rede Privada de Ensino – Mestre em Linguística – Língua Portuguesa

Tatiana de Oliveira Ramos – Bióloga – Doutora em Agronomia – Entomologia Agrícola.