ConteúdosEducaçãoMulherPedagogos(as)

A Escola Acolhe os Professores?

O papel da escola no acolhimento de professores e na construção de uma educação humanizada.
São Paulo, 29/09 de 2021.

A escola como conhecemos hoje é produto de anos de evolução da sociedade, de novas configurações econômicas e de trabalho, avanços e necessidades diferentes. O seu papel é constantemente questionado, sobretudo na pandemia, devido ao distanciamento social e ensino remoto, momento em que pais abruptamente tornaram-se “professores” e esses precisaram rever conteúdo e forma, acumulando funções e tendo que lidar com todas as tarefas da casa e trabalho em um único ambiente.

A gravidade é maior quando confrontamos os dados no contexto da pandemia, pois além da evidente desigualdade entre escolas privadas e públicas – que enfrentam problemas estruturais, como falta ou dificuldades no acesso à internet, equipamentos e até itens básicos de limpeza – há ainda casos extremos, em que inúmeras cidades brasileiras simplesmente ficaram sem nenhum tipo de aula. Situações assim acabaram afetando mais de 500 mil crianças, segundo dados do Inep.

E como se esses problemas não fossem suficientes, há também a questão do desenvolvimento das competências socioemocionais, que foi significativamente comprometido. Soma-se o fato de que o assunto é relativamente novo, já que faz parte da Base Nacional Comum Curricular, documento homologado ao fim de 2018 pelo Ministério da Educação.
A escola acolhe os professores?
Professora(e)s estressada(o)s – A carga é pesada… (Img. Internet)

Aqui, o problema não é necessariamente relativo às desigualdades, pois afeta professores e crianças das redes públicas e privadas, de diferentes classes sociais. Embora o foco seja o desenvolvimento dessas habilidades nos alunos, também é importante olhar para o professor, dentro desse mesmo aspecto.

Assim como esperamos que nossas crianças desenvolvam empatia e que saibam ‘se colocar no lugar do outro’, é preciso que a escola demonstre aos professores que eles serão acolhidos, que há alguém zelando por sua saúde mental e que, dessa forma, suas inseguranças e dificuldades serão superadas, compreendidas e respeitadas.

O primeiro passo da escola, junto a coordenadores e gestores, deve ser acolher o professor, ouvi-lo e entender o que foi mais difícil, desde o fechamento das escolas, e quais são as principais dificuldades que ele enfrenta no momento, que podem ser desde barreiras com recursos tecnológicos, até a lida com perdas, possíveis traumas ou simplesmente as incertezas pertinentes ao retorno das aulas presenciais, remotas e híbridas.

A partir dessa escuta é possível desenhar estratégias, que vão desde palestras e treinamentos até mesmo a ajuda de profissionais da saúde, a depender da gravidade de cada caso.
Embora sejam inúmeros os desafios que a pandemia e o retorno às aulas nos trouxeram, entendo como positiva a nova relação que vem se formando entre escola, professor, alunos e famílias. Os pais e responsáveis puderam ver de perto como se constrói o conhecimento, como é o trabalho do professor e principalmente a falta que ele e a escola fazem no cotidiano e na formação das crianças e adolescentes.

*Os professores conseguiram refletir com mais profundidade sobre a importância de planejar atividades que, intencionalmente, criem espaço para que crianças e responsáveis tenham momentos de qualidade juntos, consigam falar sobre suas emoções, sentimentos e como isso afeta sua vida familiar*. E, se “é preciso uma aldeia para se educar uma criança”, é importante que a escola e todos os agentes dela estejam alinhados para construir o futuro de uma educação mais empática e humanizada.

Miriam Sales  – Pedagoga, Coordenadora pedagógica da Mind Lab