Sempre FEA Apoia Alunos

Ex-alunos criam fundo patrimonial Sempre FEA para comunidade da FEAUSP. Grupo de ex-alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA USP) já conseguiu R$ 4,2 milhões em doações; dinheiro será utilizado no apoio a projetos de estudantes e professores.

São Paulo, 13/12 de 2020.

A Sempre FEA anuncia nesta quinta-feira (10/12), os projetos vencedores de seu primeiro edital. Ao todo, 34 propostas foram submetidas e os ganhadores podem receber até R$ 200 mil de aporte. Os auxílios serão retirados do fundo patrimonial (também conhecido como endowment) criado em fevereiro deste ano e que já acumula R$ 4,2 milhões em doações.

O objetivo é apoiar alunos e professores FEAnos em iniciativas de Excelência Acadêmica, Inserção no Mercado de Trabalho, Empreendedorismo, Extensão Universitária e Diversidade e Inclusão.

“Nossa comunidade é formada por pessoas dinâmicas, criativas e inovadoras. Somos movidos por uma forte vontade de retribuir o que recebemos da FEA e da sociedade. Mesmo nascendo em 2020, um ano cheio de desafios, conseguimos construir algo grande. Nosso primeiro edital mostra que a entidade já surge gerando impacto, selecionando projetos com grande potencial de transformação social”, explica Andrea Andrezo, presidente da Sempre FEA.

Diversos protagonistas importantes no Brasil passaram pela FEAUSP. Além disso, desde 2018, 45% dos alunos ingressantes na faculdade são oriundos de escolas públicas, sendo que 37% destes são pretos, pardos e indígenas. Por meio de seu apoio, a Sempre FEA espera que a comunidade FEAna possa contribuir cada vez mais com a sociedade.

Fundos como o da Sempre FEA preservam o valor doado na perpetuidade e usam apenas os rendimentos dos recursos ou uma pequena parcela do principal. Esse modelo é usado por universidades de ponta dos Estados Unidos, como Harvard, Yale e Stanford. O trabalho da Sempre FEA é inspirado nessas instituições, onde esses fundos atuam há mais de 100 anos.

Sobre o edital

A Sempre FEA é independente da faculdade e vai aplicar os recursos diretamente nos projetos desenvolvidos por alunos, professores, entidades e funcionários. A decisão de onde e como aplicar dinheiro do Fundo Patrimonial será tomada por meio de editais, com avaliação por bancas examinadoras da Sempre FEA e decisão final de seu Conselho de Administração.

Este primeiro edital da Sempre FEA e os recursos doados ao Fundo têm o potencial de contribuir de forma independente para impulsionar a comunidade FEAna. Alguns exemplos de projetos submetidos no 1o Edital e que poderão ser apoiados pela Sempre FEA são: nivelamento de português, inglês e matemática para alunos ingressantes, programa de aceleração de carreira para alunos negros, apoio para disciplinas de empreendedorismo e nova disciplina de ESG e suporte a alunos atletas.

A partir dos resultados de uma votação interna e da avaliação da banca examinadora, em 09 de dezembro, o Conselho de Administração decidirá quais projetos serão apoiados pela Sempre FEA em 2021.

Sobre a Sempre FEA

A Sempre FEA é uma associação independente formada por alunos, ex-alunos, professores e outros integrantes da FEAUSP. O objetivo dos participantes da entidade é retribuir à sociedade o que receberam da instituição de ensino e perpetuar a excelência de FEAnos e da própria faculdade por meio da gestão de um fundo patrimonial. Se quer ver a Sempre FEA apoiar cada vez mais projetos, faça sua doação ou seja voluntário(a) acessando nosso site.