EducadoresSustentabilidade

Joaninhas: Defensoras de Jardins

Elas são bonitinhas. As joaninhas são úteis, e nos últimos anos tem crescido o interesse e a vontade das pessoas que moram em cidades e grandes centros urbanos em cultivar sua própria horta, ou ter em sua casa um lindo jardim com muitas plantas e flores coloridas. Então aqui estão as joaninhas: defensoras de Jardins.

Gleycon Silva e Tatiana de Oliveira Ramos

Belo Horizonte, 15/02 de 2021.

2 Minutos

Há estudos que apontam que estar em contato com as plantas gera ao ser humano um bem-estar comparado como se fosse uma terapia contra o estresse do dia a dia. Para quem tem plantas em casa sabe do quão gostoso é estar conectados com elas no dia a dia, e além de suas várias formas, cores e cheiros diferentes que nos encantam e nos fascinam, elas representam alegria e vida nos ambientes!

Entretanto ter plantas em casa não é algo tão simples, isso demanda tempo, planejamento e muito cuidado. Elas precisam estar em locais adequados, precisam de uma boa iluminação (caso sejam plantas que preferem ambientes ensolarados), necessitam ser irrigadas periodicamente, precisam ser podadas e adubadas, e uma coisa que tira o sono de muita gente que as tem em casa, precisa-se controlar as pragas.

O controle de pragas em plantas é uma das etapas que mais exige cuidado, atenção e comprometimento de quem cuida, e infelizmente muitas vezes esse controle se dá por meio do uso de venenos. As plantas são infestadas por diversas espécies de artrópodes pragas, dos quais um dos mais prejudiciais e ocorrentes são os pulgões, que possuem uma população muito grande e geram uma série de danos nas plantas, e além disso, disseminam viroses que comprometem o crescimento das plantas.

O uso excessivo de pulverizações de inseticidas contaminam as hortaliças e as plantas assim como contaminam o solo, o ar, a água, a saúde de quem os manipula e põe em risco a saúde de todos que estão por perto. Além disso, com o exagero de aplicações, os pulgões passam a criar resistência contra as aplicações, e os invertebrados que são benéficos às plantas como abelhas, aracnídeos e besouros têm suas populações reduzidas drasticamente.

Muitas pessoas não sabem, mas há inúmeras formas de controle natural de pragas, há muitas soluções caseiras que podem ser feitas com um custo bem baixo, e há também a alternativa de atrair predadores naturais para proteger nossas plantas em casa. Se tratando de pulgões e combate natural, o predador mais eficaz que existe são as joaninhas… Mas será que há um jeito natural de atrairmos as joaninhas para que elas ocorram em nossas hortas caseiras e jardins??? A resposta é sim!!!

Há algumas plantas que atraem as joaninhas naturalmente para nossos jardins e hortas, veja na tabela abaixo uma lista de plantas que você pode ter em sua casa para atrair esses insetos lindos e maravilhosos!

Plantas atrativas para joaninhas: defensoras de Jardins.
Nome PopularFamília/Nome CientíficoDescrição
CoentroApiaceae / Coriandrum sativumÉ uma planta glabra, de flores róseas ou alvas, pequenas e aromáticas, cujo fruto é diaquênio e cuja folha, usada como tempero ou condimento, exala odor característico.
CrotaláriaFabaceae / Crotalaria junceaEsta planta serve como forrageira para adubação verde, depositando nitrogênio no solo, melhorando assim sua fertilidade.
EndroApiaceae / Anethum graveolensUtilizado como erva aromática, sendo utilizadas tanto as folhas como as sementes.
Erva-doceApiaceae / Foeniculum vulgareÉ uma herbácea fortemente aromática comestível utilizada em culinária, em perfumaria e como aromatizante na fabricação de bebidas espirituosas e planta medicinal.
Pingo-de-ouroVerbenaceae / Duranta repensTrata-se de um arbusto lenhoso de ramagem densa amarelo-esverdeada, que fica com cor mais exuberante se exposto a sol pleno. No outono, produz pequenos frutos amarelos, que atraem os pássaros.
QuiaboMalvaceae / Abelmoschus esculentusÉ um fruto simples, seco, indeiscente, são verdes e peludos e apresentam uma goma viscosa. Rico em vitamina A, seu consumo pelo ser humano é importante para a visão, pele e mucosas em geral.
RosaRosaceaeSão flores com aroma forte. Quando crescem na natureza, elas costumam ter cinco pétalas. As rosas cultivadas, porém, normalmente têm muitos conjuntos de pétalas.
SorgoPoaceae / Sorghum bicolorÉ o quinto cereal mais importante do mundo, superado apenas por trigo, arroz, milho e cevada. Pode ser utilizado para produção de farinhas e amido na produção de pães, biscoitos, “snacks”, bolos e enriquecendo preparações.
Fonte Tabela: Gleycon Silva e Tatiana de Oliveira Ramos

O uso destas plantas auxiliam a preservação e a conservação das joaninhas e consequentemente para muitas outras espécies de insetos que também se beneficiam com um ambiente mais saudável e equilibrado. O fato destas plantas atraírem joaninhas se dá pelo motivo delas servirem como abrigo, local para colocarem seus ovos e um dos fatores mais importantes, são plantas que lhes oferecem alimento!

Ao florescer algumas plantas possuem os recursos de néctar (fonte de energia) e grãos de pólen (fonte de proteína), entretanto uma das principais fontes de alimentos que as joaninhas buscam nestas plantas são os pulgões. Por tanto, se tem um jardim ou uma horta caseira e quer contribuir para o aumento populacional das joaninhas, essas plantas servem como ótimas referências para serem cultivadas em consórcio para potencializar a multiplicação e a preservação das joaninhas nas áreas urbanas.

Plantando e cultivando essas plantas podemos beneficiar as joaninhas de várias formas, oferecendo-lhes plantas que lhes servem como local para forragear (buscar alimentos) e se reproduzirem, contribuindo diretamente para que elas ocorram em mais locais e também uma forma para que elas aumentem sua população nas áreas urbanas, elas são as joaninhas: defensoras de Jardins.

É importante ressaltar que para atrair joaninhas para seu jardim ou sua horta, não basta apenas plantar essas plantas, pois, o entorno e o manejo é de extrema importância! Ou seja, se quer atrair joaninhas para o local de sua preferência, é importante que haja outras espécies de plantas que dêem um maior equilíbrio ambiental para o local (uma maior biodiversidade) e é extremamente importante que não se faça a utilização de inseticidas.

Gleycon Silva – Gestor Ambiental – Mestre em Ciências Ambientais pela UNIFAL

Tatiana de Oliveira Ramos Bióloga – Doutora em Entomologia Agrícola pela UNESP

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

6 thoughts on “Joaninhas: Defensoras de Jardins

  • Tatiana Ramos

    Obrigada!!! Fico feliz que tenham gostado das informações. Se surgir alguma dúvida podem me procurar. Aproveitem para plantar algumas dessas plantas. As joaninhas gostam!!!! Abraços fraterno.

  • Tatiana Ramos

    Obrigada!!! Que bom que Gostou do conteúdo!!!

    • Muito obrigado Joaninhas. Grato por nos acompanhar!. Leia sempre, comente, compartilhe.

Fechado para comentários.