Escolas Canadenses Contra Racismo

O correspondente de Toronto – CA. nos enviou hoje um documento que rodou nas redes sociais escolares da cidade no estado de Ontário, em que os pais, alunos e funcionários escolares que participam das comissões comunitárias que cuidam das escolas mantidas pela prefeitura e comunidades, condenam com veemência casos de racismo e preconceitos entre grupos de alunos.

Eusiel Rêgo – do Canadá

Toronto, 16/12 de 2020.

Esta carta foi dirigida aos funcionários, pais, professores e alunos pela escola pública de Toronto hoje. A seguinte mensagem foi lida hoje pelos professores das aulas da Escola Secundária Virtual. Estamos enviando para os pais / responsáveis ​​pelos alunos do VSS (Virtual Secondary Scholl).

Por favor, discuta a mensagem com seu filho e demonstre seu apoio aos nossos esforços diários para criar um ambiente de aprendizagem onde todos os alunos se sintam valorizados e apoiados. Obrigado. Escola Secundária Virtual TDSB (Toronto District of Secondary Schooll) e e-Learning

Liderança, Aprendizagem e Melhoria Escolar

Conselho Escolar do Distrito de Toronto

O propósito desta mensagem, compartilhada em todas as salas de aula do VSS hoje, é explicar, orientar e apoiar interações consistentes e adequadas entre alunos e funcionários, tanto durante quanto fora do horário de aula.

Durante esses tempos sem precedentes, o mundo se uniu para condenar a intolerância racial, a homofobia, a transfobia e todas as formas de ódio. Como uma comunidade de alunos no Conselho Escolar do Distrito de Toronto e nesta Escola Secundária Virtual, apoiamos ativamente esses movimentos.

A Escola Virtual, como todas as escolas da TDSB, está empenhada em criar um ambiente de aprendizagem livre de discriminação, assédio e discurso de ódio, onde todos os alunos e funcionários são igualmente valorizados e tratados com respeito.

No espaço da Escola Secundária Virtual não há tolerância para o ódio em qualquer forma – fala, imagens ou ações. Isso inclui calúnias raciais, homofóbicas, misóginas e outras calúnias escritas ou postadas na sala de aula ou em bate-papos em grupo. Não há justificativa para esse comportamento – não será desculpado como uma piada, uma brincadeira, brincadeira ou provocação ou “apenas entre amigos”.

A Lei é para todos, e deve ser aplicada

Nas últimas semanas, mais casos sobre o uso de linguagem racista, discriminatória e ofensiva foram relatados aos diretores / vice-diretores, incluindo o tempo dentro e fora da classe, em plataformas de mídia social ou em bate-papos em grupo criado por alunos.

Isso inclui o uso da palavra “n” ou outras palavras que sejam anti-semitas, islamofóbicas, homofóbicas ou misóginas. Agradecemos aos alunos que se apresentaram para relatar atos de ódio. É preciso coragem para falar, mesmo quando você sabe que é a coisa certa a fazer.

Estamos determinados em nosso objetivo de criar um espaço seguro no VSS para todos os alunos. Aguardamos e faremos cumprir as políticas TDSB e o Código de Direitos Humanos de Ontário na VSS.

O comportamento que promove intolerância ou ódio resultará em consequências que podem incluir suspensão, expulsão e contato com a polícia. Comportamento respeitoso e interações são exigidos de todos os alunos e funcionários que fazem parte desta escola.

Obrigado por considerar cuidadosamente seu comportamento no VSS.

Eusiel S. Rêgo – Ms Artes/Música – USP