EducadoresLiteraturaPolíticaRecentesSociedade

Um Pequeno Incentivo à Leitura

Projeto da Evoluir, realizado pelo PROMAC da Secretaria Municipal de Cultura, com incentivo da Meta e da Cushman & Wakefield, doou três mil livros para oito bibliotecas comunitárias e dois pontos de cultura, promovendo ainda encontros formativos para profissionais das instituições. As obras abordam temas como inclusão, meio ambiente e consumo consciente, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, cognitivas e motoras de crianças e adolescentes em situações e localidades de vulnerabilidade social.

Redação

São Paulo, 17/02/2022.

1 Minuto

RepescagemPrefeitura de SP gasta com assessoria de imprensa para informar que um dia fez um gesto pró-leitura, ao mesmo tempo em que acaba com o programa das 54 bibliotecas municipais.

Garantir o desenvolvimento dos indivíduos em todas as suas dimensões — intelectual, física, emocional, social e cultural — e contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes, responsáveis consigo mesmo e com o mundo. Essa é a proposta de educação integral que o projeto Mundo da Leitura levou a oito distritos de São Paulo, em 2021: Campo Limpo, Cidade Tiradentes, Freguesia do Ó, Jardim Ângela, Jardim São Luís, Parelheiros, Penha e Sapopemba.

Produzida pela Evoluir e realizada pelo PROMAC – Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da Secretaria Municipal de Cultura, a iniciativa contou com o patrocínio da Meta e da Cushman & Wakefield, beneficiando oito bibliotecas comunitárias e dois pontos de cultura com a doação de três mil livros infanto-juvenis e encontros formativos com representantes das instituições. Uma live aberta ao público no Youtube, conduzida pela arte-educadora Thayame Porto com contações de histórias e muita música, marcou o encerramento da implementação.

“O acervo de 30 títulos aborda diversidade, inclusão, cidadania e meio ambiente, entre outros temas de grande relevância para uma formação integral e cidadã”, conta a coordenadora da Evoluir, Julia Alves Cimionatto. “Em complemento, promovemos encontros formativos junto a 32 gestores e educadores, de modo a incentivar a troca de experiências entre as organizações e estimular a utilização do acervo em atividades ludo-educativas junto às suas comunidades, acrescenta.

Leitura dirigida

Cada instituição participante recebeu 10 exemplares de cada título, acondicionados em um colorido e exclusivo baú, com rodinhas e alças para facilitar a locomoção e que, quando aberto, expõe os livros em prateleiras, à disposição dos usuários. Junto, vai um plano pedagógico para auxiliar o melhor aproveitamento do conteúdo, com sugestões de atividades ludo educativas, e o acesso a uma plataforma digital com audiodescrição de todos os títulos, para pessoas com deficiência visual, intelectual ou dislexia.

“Tivemos contato com a Evoluir através da Rede LiteraSampa, que é uma rede de bibliotecas comunitárias que fazemos parte, e foi uma alegria quando informaram que fomos selecionados para receber o acervo e a formação”, destaca Laniela Feitosa, representante da Biblioteca Comunitária Azul das Ondas, localizada no extremo sul de São Paulo, em Parelheiros, no bairro Vargem Grande. “Depois das primeiras conversas, com o cuidado que tiveram querendo nos ouvir e conhecer mais das nossas ações, recebemos o acervo na sede, muito bem selecionado e em um caixote lindo”, aponta.

A prefeitura pode (deve) fazer muito mais

“Por causa da pandemia, ainda não foi possível utilizar ao máximo o acervo, visto que o acesso da comunidade está sendo restrito para não gerar aglomeração, mas os educadores estão planejando oficinas diversas com as crianças com base no conteúdo”, informa. “Agradecemos a parceria e desejamos que esse projeto tenha muitos frutos Brasil a fora”.

A Cushman & Wakefield busca causar impactos positivos para os seus profissionais, clientes, acionistas, fornecedores, comunidades e para o mundo de maneira geral. Apoiar o projeto “Mundo da Leitura” é apoiar o meio ambiente, a cidadania, a diversidade e a inclusão, bem como a busca pelos objetivos do desenvolvimento sustentável. E estes são temas com os quais a Cushman & Wakefield tem profunda preocupação e afinidade.

Em linha com a Agenda 2030

Em 2015, os Estados Membros das Nações Unidas adotaram uma agenda mundial de desenvolvimento sustentável com 17 objetivos e 169 metas de ação global a serem alcançadas até 2030. Conhecido como Agenda 2030 ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o documento abrange as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável, de forma integrada e inter-relacionada.

Assim como todos os projetos criados pela Evoluir, o Mundo da Leitura contribui para que esses objetivos sejam atingidos, atuando especialmente no “ODS 4 – Educação de Qualidade”, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

As instituições selecionadas para participar da iniciativa realizam atividades diversas em seus territórios, entre elas a doação de livros, rodas de conversa, slams e saraus, contação de histórias, mediação de leituras, oficinas e cursos para públicos diversos e até a manutenção de hortas comunitárias. Juntas, já impactaram mais de 40 mil pessoas ao longo de quase três décadas de atuação, registrando uma crescente demanda por novas ações comunitárias de cunho cultural e educativo. Conheça as organizações sociais que fizeram parte da iniciativa:

  1. Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura (Parelheiros)
  2. Biblioteca Comunitária Espaço Jovem Alexandre Araújo Chaves — EJAAC (Jardim Ângela)
  3. Biblioteca Comunitária Ademir dos Santos (Sapopemba)
  4. Biblioteca Comunitária Solano Trindade (Cidade Tiradentes)
  5. Biblioteca Comunitária Luiza Erundina – Bloco do Beco (Jardim São Luís)
  6. Biblioteca Comunitária Azul das Ondas (Parelheiros)
  7. Espaço Cultural Dona Xica – Biblioteca Comunitária Ubuntu (Parelheiros)
  8. Sarau da Brasa (Freguesia do Ó)
  9. Ponto de Cultura Tia Gê (Penha)
  10. Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino (Campo Limpo)

O Mundo da Leitura é um projeto idealizado e executado pela Evoluir e vai muito além do incentivo à leitura. Abre espaço para a conversa sobre quem somos nós, como podemos ser mais felizes, contribuindo, assim, para a evolução da vida e para o equilíbrio da nossa relação com o meio ambiente e o planeta que habitamos.

Os livros, que são doados para bibliotecas municipais e de escolas públicas, também são a ferramenta chave para melhorar a qualidade do aprendizado, da capacidade de análise crítica e síntese, bem como o entendimento de sua própria realidade.

 

 

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP