Pedagogia: Tecnologias Digitais e Justiça Social

Um curso de Pedagogia, dadas as circunstâncias atuais, e sem perder seus princípios, tem necessariamente de buscar conciliar de forma equilibrada, as tecnologias digitais e a justiça social, dentro de um sistema de inclusão que permita à maior parte da sociedade e a sua juventude o acesso e o preparo ao futuro com dignidade.

Dayra Émile Guedes Martínez
José Luís Bizelli
Márcia Lopes Reis

São Paulo, 07/12 de 2020.

A relevância social e econômica das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) incita que a educação básica as considere, sob a égide da justiça social, já que a escola é o local para o desenvolvimento pleno do indivíduo.

Este trabalho tem por objetivo analisar os projetos político-pedagógico (PPP) dos cursos de Pedagogia da UNESP – campus Araraquara, UNICAMP e USP – campus São Paulo – destacando as referências e disciplinas sobre TDIC e justiça social.

Foi possível verificar que a justiça social é considerada pelas instituições analisadas e que existe disponibilidade de disciplinas, em sua maioria, optativas sobre tecnologias digitais, porém, os projetos, que representam a intencionalidade da ação pedagógica, não apresentam evidências explícitas de que TDIC sejam utilizadas e estudadas na perspectiva da justiça social.

Este estudo foi apresentado na última edição da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, produzida pelo departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho no início do mês de dezembro de 2020.

Biografia dos Autores

Dayra Émile Guedes Martínez, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar.

José Luís Bizelli, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP
Livre docente, Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr/UNESP) – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.
Pesquisador Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 – CNPq. Coordenador Nacional FEPAE.

Márcia Lopes Reis, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP
Professora Assistente no Departamento de Educação. Doutorado em Sociologia (UnB).