CiênciasEducaçãoNotíciasProfessore(a)sSociedadeTecnologia

Admirável Mundo do Pensamento Bilíngue

O segundo idioma, antes um diferencial importante em todas as etapas da escolaridade e no universo profissional, continua sendo elemento decisivo nas trajetórias acadêmica e profissional de todas as pessoas. Algo, porém, avançou.

Carlos Trindade

São Paulo, 09/08 de 2021.

Agora, cada vez mais, há uma sensível vantagem para aqueles que, além de fluentes, pensam e raciocinam na língua adicional e interagem com seus interlocutores tendo familiaridade com sua cultura e universo de conhecimento. Há algo além da simples proficiência em uma segunda língua para o cidadão bilíngue.

Um dos caminhos mais eficazes para alcançar tal nível, de acordo com estudo da Universidade de Jyväskylä, da Finlândia, referência mundial em educação, é a abordagem denominada “Conteúdo e Língua Integrados à Aprendizagem” (CLIL), idealizado na época da criação da Comunidade Econômica Europeia, segundo a qual o aluno adquire um idioma adicional ao mesmo tempo em que estuda as disciplinas do currículo principal, como matemática ou história, por exemplo.

Seu criador, David Marsh, referência internacional em inovação educacional, é coautor e colaborador exclusivo no Brasil do programa bilíngue da Realvi.

Nascida em 2017, Realvi é a primeira e única do mercado brasileiro a desenvolver uma metodologia que alia a abordagem CLIL com tecnologias imersivas, como realidade virtual e aumentada, além de focar no protagonismo e na produção oral e individual dos alunos. Esses recursos são possibilitados por suportes tecnológicos como o reconhecimento da voz dos alunos e o uso de inteligência artificial.

Para isso, criamos um “mundo” onde os alunos são transportados para outros locais e épocas e conversam com personagens históricos ou que seriam inacessíveis sem o uso de tecnologia.

O CLIL, segundo o estudo finlandês, desencadeia um processo simultâneo de aquisição de conhecimento, e torna possível um aprendizado profundo e duradouro. Uma pessoa consegue aprender um idioma como objeto de estudo, ao longo de muitos anos.

Como resultado essa pessoa é capaz de demonstrar conhecimento da língua em exames de proficiência e inclusive falar fluentemente, mas não de desenvolver suficientemente relações de sentido que vão além, que criam uma consciência intercultural, só possível por meio de abordagens de educação bilíngue como é o CLIL.

Benefícios neurológicos, fisiológicos e psicológicos

Os possíveis benefícios para a mente e o cérebro como resultado da habilidade de pensar em mais de uma língua têm sido um importante foco de pesquisas. Os dois idiomas formam um sistema conectado único para os processos de pensamento, conforme se observa em uma das conclusões do trabalho da Universidade de Jyväskylä: os benefícios são percebidos mesmo quando um aluno inicia o processo de usar uma linguagem adicional para pensar e aprender.

Esses benefícios podem ser fisiológicos, neurológicos e psicológicos e são significativos na compreensão da relação entre inteligência fluida e cristalizada.

No período de 2000 a 2020, pesquisas em neurociência cognitiva permitiram que os cientistas observassem a estrutura física e as atividades no cérebro em uma escala sem precedentes. Uma série de relatórios argumenta que os bilíngues têm capacidade de função executiva superior em várias formas à dos monolíngues. Tal vantagem pode estar ligada à gestão de dois ou mais sistemas de linguagem ativos e à experiência dessa gestão ao longo do tempo.

É o que temos observado com nossa plataforma, em várias escolas, com a aplicação do ensino bilíngue inglês-português de disciplinas básicas do Ensino Fundamental: Ciências, Geografia, História e Matemática. É interessante verificar em termos práticos como a experiência imersiva leva os alunos a vivenciarem a cultura ligada ao segundo idioma. A abordagem CLIL demonstra com clareza que não basta falar. É muito importante pensar e aprender em inglês!

Carlos Trindade – Diretor pedagógico da Realvi English Immersion
Edtech especializada em ensino bilíngue