ConteúdosCultura SistêmicaEducadoresLiteraturaPedagogos(as)Saúde

Saúde Mental – Estudantes e Violência.

O aumento de casos de violência nas escolas e a saúde mental dos estudantes é motivado por fatores diversos.  Dos “inocentes” games às investidas das autoridades nacionais de alto escalão, ao cenário pós pandemia, às novelas e, inclusive, às dinâmicas domésticas e familiares. Eis 2 títulos sobre o assunto.

Redação

São Paulo, 05/19/2022.

2 Minutos.

Seja motivado por diversos fatores da realidade contemporânea, seja por efeitos traumáticos do pós pandemia, são altos os números de estudantes que declaram impacto na saúde mental, conforme mostra o levantamento da UNICEF – IPEC. Fato é que, também no noticiário, está aumentando a frequência de casos de agressões no ambiente escolar.

Os problemas da vida prática afetam os estudantes hoje muito mais  do que antigamente. O acesso às informações e uma vivência bem mais participativa dos adolescentes nas questões adultas têm provocado mudanças de comportamento, muitas vezes resultando em casos extremos de violência pessoal e para o grupo.

Como entidade dedicada a compreender esse cenário, dados da pesquisa recente do Unicef Brasil / IPEC  demonstra que 43% dos pesquisados participam de atividades de atendimento especializado em saúde mental nas escolas. No mesmo estudo, 34% declararam que não encontram apoio na estrutura escolar para queixas existenciais.

Esses números estão refletindo na saúde mental sob a forma de depressão e outras enfermidades, em recorrentes manifestações de violência entre colegas e também contra professores, brigas e agressões dentro e fora das escolas e, mais frequentemente, nos últimos tempos, invasões de jovens armados atentando contra quem estiver no caminho, inspirados por casos ocorridos em outros países.

O senso comum é que a fase de aprendizado e formação da personalidade deveria estar livre de tamanho impacto emocional. Na contramão, chama a atenção a necessidade de unir políticas públicas a esforços de especialistas, com o objetivo de reverter esse quadro tão alarmante. Como identificar e evitar esses desfechos cada vez mais fatais? Quais são as medidas individuais e coletivas para combater esse aumento de ocorrências?

Saúde Mental - Estudantes e Violência.
Alerta para a cultura escolar da violência (Img. Web)
Mediação para dizer Não à cultura da violência

Especialistas no tema, autores do Grupo Editorial Summus podem contribuir para o desenvolvimento de pautas que tratam do comprometimento da evolução educacional dos brasileiros e de possíveis encaminhamentos para reverter essa situação que prejudica o desempenho dos jovens e ameaça o nosso futuro, como sociedade.

Maria Carme Boqué Torremorell é professora, pós-graduada em mediação e resolução de conflitos e doutora em Pedagogia. Há anos promove o desenvolvimento e a mediação escolar por meio de programas, publicações e cursos de formação. Atualmente, é professora titular da Universidade Ramon Llull, em Barcelona, e pesquisa temas como cultura de paz, participação democrática, cidadania, convivência escolar e gestão positiva de conflitos.

Tí­tulo: Mediação de conflitos na escola – Modelos, estratégias a práticas.

Autora: Maria Carme Boqué Torremorell – Summus Editorial – ISBN: 978-65-5549-031-2

 

Título: Angústias contemporâneas e Gestalt-terapia

Saúde Mental - Estudantes e Violência.
Organizado por Margaret Marras (Img. Web)

Marlene Magnabosco Marra – Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB), com doutorado sanduiche na Universidade de Tel Aviv (Israel) – Professora-pesquisadora associada plena da UnB. Psicoterapeuta de casal e família pela Associação Brasileira de Terapia Familiar(Abratef), Psicodramatista, professora e supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap).

Organização: Margaret Marras – Psicóloga pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduada em Gestalt-terapia pelo Sedes Sapientiae – MBA em Gestão Estratégica Internacional pela USP. Consultora e psicoterapeuta.

Há mais de 20 anos vem estudando desenvolvimento humano nas organizações e usando a psicologia aplicada em suas práticas de consultoria no suporte e na realização das potencialidades individuais.

Organizadora: Margaret Marras –  Summus Editorial – ISBN: 978-85-323-1150-4

 

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP