EconomiaEducadoresNacionalRecentes

Voltar às Aulas é Mais Caro

Compras de materiais via e-commerce ultrapassam R$ 119 milhões, indica levantamento. Quem tem filhos sabe o custo!

São Paulo, 10/02/2023

1 Minuto.

Os gastos com materiais escolares e didáticos por meio de e-commerce, entre novembro de 2022 e até o dia 9 de fevereiro de 2023, já ultrapassaram R$ 119 milhões. Isto é o que indica o levantamento inédito da Layers Education, startup que unifica aplicativos de gestão escolar e disponibiliza um e-commerce em sua plataforma. O aumento foi superior ao total transacionado no período anterior (novembro 2021 a janeiro 2022).

Os dados são da Layers Education,  Edtech que integra aplicativos de educação para instituições de ensino básico, alunos e seus responsáveis. A pesquisa avaliou os meses de novembro a fevereiro e apontou que já representam 96% do total transacionado do período anterior.

“A tendência de compras on-line trazida pela pandemia foi consolidada também no segmento das escolas por oferecer praticidade para os pais e responsáveis que não precisam mais sair de casa e visitar de duas a três papelarias para completar a lista de materiais pedida pelas escolas”, avalia o CEO Danilo Yoneshige.

Voltar às Aulas é Mais Caro
É o lobo! Com todo respeito ao Guará.  (Img. Web)

O levantamento ainda mostra que o gasto médio por aluno passou de R$ 1.219,27 no intervalo passado para R$ 1.505,30 no atual.

Educação para quem?

Ou seja, o aumento de 26,6% está em conformidade com a estimativa da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE) que, em função do impacto da inflação, prevê que os produtos possam ser encontrados até 30% mais caros neste ano.

De janeiro a dezembro de 2022, a plataforma da Layers transacionou R$ 114,5 milhões por meio de seu e-commerce que atende mais de 1.000 instituições de ensino e conta com mais de 300 canais de vendas ativos.

O crescimento foi de quase 60% no comparativo com o mesmo período em 2021. No Brasil, a modalidade de compras pela internet faturou quase R$ 130 milhões no ano passado, segundo a NuvemCommerce, pesquisa anual da plataforma de criação de lojas on-line NuvemShop.

Layers Education – São Caetano do Sul (SP)

[N.E.: lápis, canetas, cadernos, papel e borracha – sempre foram caros. Atualmente o celular, tablet, o notebook e/ou o computador de mesa também são bem caros. Eles deveriam substituir o material antigo. Mas, o jogo do sistema é naturalmente ideológico. Vai mudar?]