Nacional

Afinal, o ENEM de 2020 será em Novembro? Já se inscreveu, né?

A nova data, por conta da pandemia da Sarscovid2, ainda não foi definida e o MEC instituiu uma enquete (encerrada no dia 30 de junho)

Assessoria de imprensa

3 Minutos

Ainda não definida e o MEC instituiu uma enquete (encerrada no dia 30 de junho) para que os inscritos definam a data – qual o melhor ano, mês, dia e hora. O resultado ainda não foi publicado.

Segundo o G1, após 3 anos de quedas consecutivas, o número total de candidatos confirmados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltou a subir em 2020.

Nesta edição, 5.783.357 candidatos estão confirmados – o número é 13,5% maior do que a edição de 2019, que teve o menor número de candidatos em toda a história. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

O Enem de 2020 segue sem data definida. Com as aulas suspensas em todo o país, houve pressão para que a prova não ocorresse em novembro deste ano. O MEC propôs que os candidatos escolhessem, eles mesmos, uma nova data para as provas. No último sábado (20), o ministério abriu uma enquete com três opções de datas, duas delas com a prova em 2021.

Ainda segundo o G1, com base nos dados fornecidos pelo INEP, A maioria dos inscritos no Enem 2020 impresso e digital é mulher (60%), tem entre 21 e 30 anos (28,8%), e está no Sudeste (34,2%). Entre os candidatos, 82,91% é isento do pagamento da inscrição (4.794.730) e 17,09% pagou a taxa de R$ 85 (988.627).

O formato do exame permanece o mesmo, com questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 180 itens, além da redação.

1º dia: Redação – 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática.

número de inscritos em 2020

Enem Digital

A maior novidade do Enem 2020 será a aplicação de provas digitais, ou seja, os estudantes poderão fazer o exame pelo computador. O Enem Digital também foi adiado por causa do novo coronavírus e uma nova data será divulgada pelo Inep. O Enem Digital será aplicado para cerca de 100 mil pessoas nesta primeira edição. 

Dados fornecidos pelo G1 e pelo site https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/enem-2020.htm

Veja o desempenho das escolas brasileiras no Enem 2019
Dados brutos do exame, divulgados pelo Ministério da Educação

A Evolucional divulgou uma tabulação dos dados do Enem 2019, o que resultou em uma lista de 19.598 escolas. O total é de 21,7% privadas e o restante, públicas. A lista, que pode ser acessada neste LINK , inclui todas as escolas que se enquadram nos critérios mínimos estabelecidos para tabulação, considerando apenas alunos que estavam cursando ou eram concluintes do Ensino Médio em 2019.

Estes dados brutos do Enem 2019, aqui divulgados pelo Ministério da Educação, incluem apenas candidatos que não zeraram em nenhuma das provas objetivas e na redação. A média da escola foi calculada se ao menos 10 alunos participaram do Enem.

De acordo com a Evolucional, startup que auxilia escolas com soluções pedagógicas baseadas em dados e evidências, e que aplica simulados do Enem em mais de 2500 escolas brasileiras, 22% das escolas listadas na tabulação de 2018, ou seja, anterior a essa, prepararam seus alunos para a realização do exame por meio de um simulado oferecido pela empresa e que utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma do Enem, para corrigir e dar notas aos estudantes.

“Notamos ao longo do tempo que as escolas que apresentam bons resultados, e consequentemente bom posicionamento no Enem, são aquelas que utilizam os resultados das avaliações realizadas ao longo do ano para estruturar o seu planejamento e propor ações pedagógicas específicas, baseadas nas necessidades apontadas pelos dados. A partir dos resultados de simulados do Enem, por exemplo, é possível orientar cada aluno a estudar conteúdos que ele ainda não domina tão bem e que podem fazer a diferença em seu desempenho” diz o representante da Evolucional.

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

2 thoughts on “Afinal, o ENEM de 2020 será em Novembro? Já se inscreveu, né?

Fechado para comentários.