Uncategorized

Pesquisa 55% dos professores querem apoio emocional de retorno à sala de aula

O benefício faz parte de um pacote de ações oferecido pela empresa, com objetivo de auxiliar as escolas nesse momento em que todos precisaram se reinventar para garantir a continuidade do ensino.

Assessoria de Imprensa

24/07 de 2020

2 Minutos

Eles se sentem inseguros, pois não sabem como será o futuro. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Instituto Península: 55% dos professores declararam que apoio emocional é um dos pontos mais importantes para o momento de retorno a sala de aula. 

Com relação a necessidade de treinamentos para ensinar à distância (75%) dos educadores apontaram como essencial, seguido de suporte pedagógico para (64%) dos participantes do levantamento. Quando perguntados como se sentem em relação ao ensino remoto, cerca de (88%) responderam que nunca tinham dado esse tipo de aula antes da pandemia e, a maioria, não se sente preparado, sobretudo quando relacionado ao ensino infantil, fundamental e médio.

Estamos indo para o quinto mês de pandemia, e muitos especialistas já antecipam os impactos que o Covid-19 causará na saúde mental de muitos grupos e pessoas em situação de vulnerabilidade, como também nos profissionais da educação. Para ajudar os professores de suas escolas parceiras nesse momento difícil de adaptação e ensino a distância, a International School, programa de educação bilíngue para escolas, firmou parceria com a plataforma Zenklub, que oferece sessões online com psicólogos, terapeutas, psicanalistas e coaches, além de conteúdos de saúde emocional e desenvolvimento pessoal.

Aproximadamente 1.600 professores e coordenadores das escolas parceiras do programa bilíngue terão, mensalmente, o direito a duas consultas online gratuitas, durante três meses, a partir de 06 de agosto deste ano. O objetivo é proporcionar apoio emocional e um estilo de vida mais saudável, de modo que permita que esses profissionais se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar, dentro e fora da sala de aula.

“Quase 80% das nossas escolas estão com o modelo de aulas não presenciais e ainda sem previsão de retorno. Procuramos entender as novas necessidades que surgiram diante deste cenário desafiador e desenvolvemos novas soluções e benefícios para dar suporte para as escolas.

Um dos destaques foi o desenvolvimento de um novo portal digital para atender a necessidade de ensino à distância. Além de oferecer acesso aos conteúdos e materiais didáticos do programa, disponibilizaremos novos conteúdos desenvolvidos especificamente para este momento, promovendo a interatividade e uma solução integrada à outras plataformas utilizadas pelas escolas.”, explica a pedagoga Virgínia Garcia, Diretora de Partner Experience e Produto da International School.

EDC Collab – plataforma colaborativa focada no desenvolvimento e suporte aos professores foi cocriada com mais de 240 professores de todo país. Durante a criação, os professores puderam dar seus feedbacks e escolher as funcionalidades que mais contribuíram para o seu desenvolvimento. Agora, a comunidade virtual exclusiva funciona como uma rede colaborativa de aprendizagem.

Até o momento, já foram realizadas mais de 20 mil horas de formação nela. Os professores têm suporte diário de um time de especialistas pedagógicos, além de acesso a um fórum de discussão com aproximadamente 1.600 professores ao redor do Brasil para compartilhamento de boas práticas e troca de experiências.

“A proposta é orientá-los e oferecer um suporte ainda mais próximo para que não se sintam despreparados frente ao momento atual pelo qual passa a educação”, finaliza a especialista.

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

Fechado para comentários.