NacionalPedagogos(as)Recentes

Museu das Culturas Indígenas

Povos originários têm espaço para divulgação de suas culturas, tradições e modos de ser e viver no MCI – Museu das Culturas Indígenas. O espaço está aberto para visitação e mostras de arte tradicionais dos primeiros habitantes do nosso país, antes da chegada dos brancos europeus. Uma mergulho na nossa história, que até então tem sido escrita e contada nas escolas pela ótica do colonizador.

Redação

São Paulo, 30/01/2024

1 Minuto.

O Museu das Culturas Indígenas (MCI), instituição do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado. A parceria com a ACAM Portinari e o Instituto Maracá, desenvolvem uma proposta inovadora de gestão.  Entretanto, ela é compartilhada com o protagonismo do Conselho Indígena Aty Mirim, composto por lideranças de diversos povos indígenas do Estado de São Paulo.

Museu das Culturas Indígenas
      Foto de abertura do site do MCI. (Img Web)

Inaugurado em 2022, o MCI se constitui como uma instituição museológica de caráter dialógico, participativo e de expressão de diversas vozes e culturas indígenas. Criado com o propósito de articular, pesquisar, fortalecer e comunicar as histórias e memórias de resistência e resiliência indígenas. Também, a arte indígena e produções artísticas, intelectuais e tecnológicas dos diversos povos e etnias indígenas em São Paulo.

Uma conquista dos povos indígenas, o MCI é um espaço de diálogo intercultural entre povos indígenas e não indígenas. A memória da ancestralidade permite, aos diversos povos originários, compartilhar suas ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes, memórias e histórias.

Assim, por meio da arte e da cultura, o Museu das Culturas Indígenas demarca a presença indígena na paisagem histórica – cultural do Estado de São Paulo e do Brasil.

Pode conhecer a missão, a visão e os valores do Museu, clicando aqui:

 Brasil tem 1,6 milhão de índios e 1,3 quilombolas

Outras informações sobre a memória, presença e cultura de povos originários e quilombolas africanos no Brasil podem ser obtidas com uma pesquisa mais sucinta neste site

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP