CiênciasRecentesSaúdeSustentabilidade

Sua Energia é Boa!

Entendendo o ciclo dinâmico da vida – sua energia, seus conhecimentos, a tecnologia e o futuro sustentável.

Redação – Publisher

São Paulo, 05/12/2024

2,5 Minutos.

Imagine o quanto sua energia física (mecânica), aquela que você dedica diariamente às praticas de trabalho, lazer, descanso, relacionamentos etc., são importantes e como você as pode utilizar de maneira mais inteligente, econômica e socialmente correta. Consegue?

Então aqui vão algumas dicas de como transformar a sua energia. Está implícito, de saída, que sua saúde deve estar boa, no mínimo bem alimentado, descansado e disposto. Desta forma, saiba que coração, pulmões, intestinos, aparelho circulatório e os neurocondutores osteomusculares devem estar funcionando bem.

Desta forma, 95% está ótimo, se considerarmos que ninguém tem uma saúde perfeita no mundo e principalmente no momento atual em que vivemos, nas grandes cidades.

Assim sendo, passemos ao segundo aspecto importante – Mente sã. Como diria Juvenal no ditado greco-romano: mens sana, corpore sano ou vice-versa. Sem piadas, vamos ao que interessa! O emocional, o psicológico o intelecto, o lógico, o racional, a inteligência, sentimentos e memórias – enfim o espírito humano, em sua complexa constituição, individual (alma) e social – a vida em comunidade, a sociedade. Quase uma utopia!

Mas, ninguém é saudável sozinho

Deste modo, um tanto desintoxicado das notícias, mídia invasivas, problemas distantes – ainda que um dia possam nos afetar – traduzidos e trazidos às enxurradas às nossas casas pelas TVs comerciais, redes sociais etc. -, é sempre bom nos preparar antes de por em práticas as propostas a seguir.

Sua energia é boa!
        Bicicletas comuns podem ser adaptadas ou saírem prontas de fábrica. (Img.Web)

Então vamos lá!  Bicicleta ligadas a baterias de armazenagem com dínamos e  dispositivos transformadores de energia física (mecânica) em energia elétrica. Esta é ideia.

Já imaginou em uma academia de ginástica? Ou mesmo em locais públicos como clubes e associações, privadas ou públicas, hospitais (durante um teste ergométrico, nas seções de fisioterapia etc…) Ao mesmo tempo em que você pratica um movimento saudável se movendo, se exercitando, você produz energia limpa.  Renovável.

Fazendo as contas – algum físico pode nos ajudar aqui, por favor? – 45 minutos de pedaladas são capazes de produzir X de energia elétrica (em watts – hora). Um cálculo básico de conversões com o indispensável apoio de engenheiros eletrônicos, da nanotecnologia, informatização, seriam necessariamente providenciais.

Uma política pública que definisse um valor para cada hora de ginástica praticada nos locais públicos, implementaria um desconto nos gastos com energia elétrica das casas, por exemplo. Fosse na sua academia preferida, isto seria convertido em um desconto na mensalidade.

Bicicletas simples, adaptadas, confortáveis, que poderiam ser usadas em casa. Um medidor/sensor informatizado ligado à tomada informaria a quantidade de horas praticadas diárias-semanalmente-mensalmente, e o valor do desconto atingido convertido em descontos. Sem atravessadores. Nada mal, certo? Ou, dependendo do modelo (o de rua) estes dados estariam ligados à uma bateria com todas estas informações. É só descarregar em um posto de coleta.

Doadores de energia

Um número considerável de pessoas poderia se dispor a “alimentar” hospitais, creches, escolas de todos os níveis, todas as instituições de serviços públicos. Tudo a partir do mesmo sistema já descrito. Alunos (pense nas aulas de Educação física), os pacientes, os professores, os médicos e enfermeiros, enfim todos os profissionais e pessoas em condições satisfatórias de saúde poderiam manter seus locais de trabalho iluminados, aquecidos ou refrigerados a partir de pedaladas.

Utopia possível: Escola pública – 1000 alunos – cada um pedala 1 hora /dia – Cada bike produz x Kw – professores de física, mecânica, elétrica, computação: todos podem dar aulas e pedalar com os estudantes e demais profissionais da escola.

Aperte o botão, digite seu nome, sua impressão digital, seu código de segurança e pronto, está conectado ao sistema. Pedale.

Mas, nem só de pedalar…

Todo movimento humano é gerado e pode ser gerador de energias transformadas. Desta forma, qualquer aparelho de ginástica pode ser adaptado para transformar energia física (mecânica) em energia elétrica – é um ciclo virtuoso. Gaste a sua energia produzindo energia.

Alimento produz energia química, que pode ser transformada em energia mecânica (o corpo se move), que pode ser transformada em energia elétrica que retorna de forma limpa para a vida, para a saúde do praticante-doador e à natureza. Fechou.

Uma questão pendente seria: o que fazer com os equipamentos já desgastados e inutilizados pelo uso? Ora, reciclar. Mas, este é um trabalho para outros profissionais, engenheiros, químicos, físicos, gente que pensa soluções. Aos políticos (um perigoso risco necessário) caberia o organização das leis e serviços que regulamentariam estas atividades. Infelizmente, estamos em um sistema capitalista: lucro e acumulação de capitais é a sua indefectível lógica.

Gostou da ideia? Comente no box abaixo.