Uncategorized

4 MESAS – Debates – Educação4.0

Eventos reúne nos dias 15 e 16 de Outubro, especialistas, acadêmicos e profissionais de distintas áreas da atividade humana para debater Políticas Públicas, Sustentabilidade, Feminismo e Negritude, a adaptação e o uso das novas tecnologias da Educação que irão preparar os jovens das escolas públicas e privadas para o futuro do trabalho e da humanidade.

a Redação

São Paulo, 05/10 de 2020.

2 Minutos

AEscolaLegal convida-os para participar das 4 mesas – Debates- Educação 4.0 e discussão de ideias, pela importância e atualidade dos temas propostos.

Consideramos que o conhecimento e a experiência acumulados pelos palestrantes convidados nos temas do debate contribuirá muito para o início de uma discussão que é urgente no Brasil.

A Educação é a base para a construção e o desenvolvimento de uma sociedade, e é urgente que os seus temas transversais contemporâneos sejam debatidos com a sociedade civil em função do impacto das chamadas Tecnologias 4.0 na situação econômica, social e ambiental planetária, incluindo nos processos pós-pandemia.

A ideia das palestras sobre Educação 4.0 é de apoiar a difusão de conhecimento e ampliação do debate sobre o tema, suas potencialidades e especificidades para o momento atual do Brasil e das transições no cenário mundial.

A Educação 4.0 está em processo de definição, e em geral está relacionada ao desenvolvimento da 4ª Revolução Industrial, derivada das Tecnologias 4.0.

Incluem novas formas de aprendizado e de ensino impactadas por tais tecnologias e abrem a discussão sobre o desenvolvimento de novas capacidades nos estudantes, que potencializem suas adaptabilidades humanas e autonomias.

No dia 15/10, a partir das 15 h. – 2 Mesas

FEMINISMO

Às 15h – Educação 4.0 e Feminismo: O que é necessário para que as mulheres sejam protagonistas na elaboração e produção de conhecimento, a criação e implementação de processos inclusivos e diversos com as novas Tecnologias 4.0 aplicadas à Educação

MESA Feminismo – Mediadora e debatedoras

Possíveis subtemas conceituais ou chaves: a) Lideranças femininas; b) Oportunidades; c) Formação; d) Defasagens; e) Impactos na sociedade e famílias; f) Financiamentos e investimentos; g) Projetos e coletivos; h) Agenda ODS 2030, etc…

Negritude

Às 17h – Educação 4.0 e Negritude: Projetos, Programas e Processos possíveis para que a população afrodescendente possa participar das inovações e benefícios da Educação 4.0. no Brasil. A geração de novas Profissões 4.0 e os seus acessos.

MESA Negritude – Mediadora e Debatedores

Possíveis subtemas conceituais ou chaves: a) Acessos; b) Equidade; c) Oportunidades; d) Financiamentos e Investimentos; e) Projetos e Programas; f) Janela Demográfica (2020-2040); g) Profissões 4.0; h) Agenda ODS 2030, etc.

No dia 16/10, a partir das 15h – 2 MESAS

Sustentabilidade
MESA Sustentabilidade – Mediadora e Debatedores

Às 15h – Educação 4.0 e Sustentabilidade: Importância, relações, impactos das novas Tecnologias 4.0 e de seu ensino no desenvolvimento de Projetos, Programas e Processos com Sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Possíveis subtemas conceituais ou chaves: a) Economia Verde; b) Infraestrutura Verde; c) ESG Indicadores; d) ODS 2030; e) Planeta Sustentável; f) Cidades Inteligentes; g) Cidades Sustentáveis; h) Cidades Educadoras; i) Meio-ambiente e Valor; j) Financiamentos e Investimentos; K) Profissões Verdes; l) Agenda ODS 2030, etc.

Políticas Públicas
MESA Políticas Públicas – Mediador e Debatedores

Às 17h – Educação 4.0 e Políticas Públicas: Desafios das Políticas Públicas nas aplicações de Tecnologias 4.0 para o desenvolvimento e equidade da Comunidade Educacional Brasileira e Sociedade Civil.   

Possíveis subtemas conceituais ou chaves:  a) Governos Federal, Estaduais e Municipais; b) Projetos e Programas; c) Digitalização do Estado; d) Organizações e Instituições; e) Inovação Tecnológica; f) EdTechs; g) GovTechs; h) Europa, Américas, Ásia, África; i) Financiamentos e Investimentos; j) Profissões 4.0; k) Agenda ODS 2030, etc.

Micro-Glossário de Tecnologias 4.0 com aplicação imediata e novas tecnologias a médio prazo:

1 Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning.

Um dos principais motores das mudanças na próxima fase do Séc.21 é a Inteligência Artificial. A crescente capacidade das máquinas de aprender e agir está se tornando a base das transformações do mundo, da sociedade e dos seus processos.

2 5G

É a próxima geração de conexão de Internet móvel e oferece velocidades de download e upload de dados muito mais rápidas. Através de uma maior utilização do espectro de rádio, permitirá que muito mais dispositivos acessem a Internet móvel simultâneamente, permitindo aplicações inovadoras de todas as outras indústrias e setores, desde automóveis autônomos, redes de energia otimizadas, agricultura inteligente, etc.

3 A Internet das Coisas (IoT).

O aumento do número de sensores, aparelhos e objetos inteligentes (“smart”) conectados com a Internet, ampliam a capacidade para os algoritmos de Inteligência Artificial processarem em tempo real as situações do mundo físico. IoT está constantemente recebendo e repassando informações para as plataformas de “Big Data” e Inteligência Artificial.

4 Humanos Extendidos, “Transhumanos”.

A Tecnologia que começou com aparelhos de suporte para exercícios físicos agora se expande em uma nova indústria de vestuário tecnológico com o intuito de melhorar a Performance Humana e nos auxiliar a viver de forma mais saudável e eficiente. Implantes em humanos para criar os “humanos extendidos” ou “transumanos” já são realidade em centros de pesquisas.

5 Big Data e Analítica Aumentada.

“Big Data” é um termo que se refere ao crescimento exponencial da quantidade de informação criada no mundo e a Analítica Aumentada é a Análise de Dados altamente avançada fomentada pela IA. Via Analítica Aumentada podemos trabalhar em Sistemas Dinâmicos Complexos com fluxos de dados variados (como são a maioria dos fenômenos sociais humanos).

6 Locais e Territórios Inteligentes

Aplicação da “Internet das Coisas” e Inteligência Artificial aos espaços físicos como casas, escritórios, bairros, florestas, praias e até cidades – tornando-as amplamente conectadas e inteligentes.

7 Blockchains

São métodos super-seguros de armazenagem, autenticação e proteção de Dados, que já estão revolucionando diversos aspectos das cadeias de valores setoriais.

8 Realidades Digitalmente Extendidas.

Mixando Realidade Virtual e Realidade Aumentada, as Realidades Extendidas permitem a experiências digitais muito mais imersivas.

9 Gêmeos Digitais.

Um gêmeo digital é uma cópia de um objeto físico, produto, processo ou ecossistema. Esta tecnologia inovadora e potencialmente disruptora, nos concede o poder de manipulação e ajuste digitais aplicados aos objetos do mundo real.

10 Co-Bots

Os robôs de hoje estão mais inteligentes do que nunca, aprendendo a responder a seu ambiente e executando tarefas sem intervenção humana. Em certas indústrias, o trabalho humano já envolve trabalhar perfeitamente com colegas robôs – daí o termo “Cobot” ou “robô colaborativo”.

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

Fechado para comentários.