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Robots Ladrões. Cuidados.

Com o tráfego não-humano causando prejuízo de bilhões de dólares, soluções antifraude se tornam aliadas na proteção do orçamento das campanhas online. Como eles roubam seu orçamento de marketing digital?

Redação

São Paulo, 22/12/2022.

1 Minuto.

Estima-se que em 2023 a fraude em anúncios digitais em termos mundiais, ultrapasse a casa dos US$ 100 bilhões.
O dado é da empresa de pesquisa Statista e representa um aumento de 300% em um período de apenas 4 anos de acordo com o mesmo estudo.

A fraude é um dos componentes do tráfego inválido, que segundo definição do Google, é “toda interação que seja feita por usuários não-humanos ou que não tenham, de fato, interesse no produto/serviço anunciado”. Isso pode vir na forma de cliques de concorrentes ou acidentais, tráfego de bots, adware/malware etc. Mas, há outros métodos mais sofisticados, que subtraem parte dos orçamentos das campanhas.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, dados da Adobe dão conta de que 28% do tráfego digital é não-humano. Isso significa que dos US$ 455 bilhões investidos anualmente em publicidade online por anunciantes do mundo todo (eMarketer), quase um terço é consumido por bots. Mas como isso acontece na prática?

A fraude em anúncios publicitários ocorre quando criminosos usam bots, click farms, entre outros métodos, na intenção de imitar o comportamento humano e drenar o investimento em mídia digital de anunciantes. Essas interações falsas aumentam cliques, impressões e conversões do anúncio. Distrocem dados da campanha de marketing e desperdiçando seu orçamento. Um ponto a ser levado em consideração é que os fraudadores usam
métodos cada vez mais sofisticados, dificultando a detecção e o controle da atividade de bots.

Predadores digitais

Robôs podem automatizar qualquer ação no fluxo do usuário ou no próprio site ou aplicativo, enviando cliques, atribuindo instalações e ativando eventos in-app falsos, sem nenhum engajamento. “Constantemente aprimorados, os bots também criam contas falsas, preenchem formulários e incluem produtos no carrinho de um marketplace.

Como resultado, vemos geração de leads falsos, métricas de marketing com dados poluídos, assim como atribuições incorretas em instalações e eventos de app ”, explica Eduardo Carneiro, VP para América Latina da TrafficGuard, empresa de prevenção de fraude e tráfego inválido em anúncios digitais.

Robots Ladrões. Cuidados.
Há sempre alguém por trás do robôs. (Img web)

Combater a ameaça de fraude na publicidade online torna-se essencial para os profissionais de marketing. Os crimes crescem e evoluem a cada ano. Porém, a boa notícia é que a tecnologia é a melhor aliada nessa luta contra os bots.

Inteligência artificial e machine learning podem ajudar a reduzir as interações fraudulentas em campanhas. Elas são capazes de analisar grandes quantidades de dados e detectar comportamentos suspeitos.

“A fraude ganhou uma escala que jamais imaginaríamos e, como o investimento em mídia digital continua em alta, é pouco provável que os fraudadores interrompam suas atividades ilícitas. Pelo contrário, a expectativa é que o volume cresça ainda mais”, afirma Carneiro.

Nesse contexto, o uso de tecnologia avançada capaz de identificar o tráfego inválido e proteger o orçamento do anunciante é essencial para que as marcas parem de desperdiçar seus investimentos com usuários não reais.

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Redação

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