EnsinoFÓRUM EducaçãoPedagogos(as)Recentes

Escolas Violentas

Existem diversos tipos de violência, entre elas maus-tratos, bullying e preconceito: De que trata cada um deles? Dentro da escola, estes três tipos de violência aparecem com atores diferentes.

Natalie Schonwald

São Paulo, 06/09/2023

2 Minutos.

Dentro do ambiente escolar estes são alguns dos tipos de violência que aparecem. Em primeiro lugar é importante saber que cada um deles tem características diferentes. Os maus tratos podem ser definidos como xingamentos, agressões, ameaças ou danos aos materiais dos estudantes.

O bullying é caracterizado por comportamentos semelhantes aos dos maus tratos, mas com algumas especificidades que o encaixa em outra categoria. Entre estas diferenças podemos citar o tempo de duração da agressão, seu direcionamento a uma pessoa ou grupo específico, assim como uma relação desigual de poder entre o autor e o alvo.

A última categoria de violência que citaremos neste artigo é o preconceito, que também possui uma característica própria. Uma das principais é sua relação às diferenças de classes sociais, em que algumas minorias são marginalizadas. Neste caso o alvo é pertencente ao grupo, mas não é valorizado por ele. Também são associados aos que não cumprem regras.

Violências, peculiaridades e seus autores.

No bullying as características dos autores são força física, aquisição de popularidade por imposição de medo aos alvos assim como aos outros colegas.  Normalmente, seus autores apresentam baixo desempenho nas disciplinas escolares e bom desempenho em atividades esportivas.

[N.E.: Entretanto, não é possível uma generalização.]

Os educandos alvos de bullying, de forma geral, são tímidos, introspectivos, mais fracos, gordos, apresentam mau desempenho em disciplinas escolares e características frágeis. É importante citar que pessoas que se destacam demais também sofrem bullying, como exemplo alunos com altas habilidades, nesse caso chamamos de bullying reverso.

Este tipo de violência expressa uma forma de agressão direta e tem o objetivo de destruir o alvo, são pessoas mais imaturas, que não desenvolveram uma consciência moral adequada e por esse motivo são incapazes de enxergar o outro como pessoa.

Em uma pesquisa com professores concluiu-se que os autores de bullying possuem algumas características psíquicas particulares. Associadas a comportamentos autodestrutivos, estes alunos responsabilizam os outros por seus sofrimentos.

Preconceitos e mercado

Autores de preconceito, são pessoas que se recusam a se relacionar com grupos dos quais não pertencem, baseando-se em estereótipos imaginários. A grande diferença entre o bullying e o preconceito é que supostamente, o bullying busca alguma justificativa. Enquanto o preconceito tem questões sociais envolvidas em desvalorizar minorias, lembrando que não estão ligadas às questões estatísticas.

A projeção é uma das características deste tipo de violência. O indivíduo preconceituoso fixa em outras pessoas o que quer negar em si mesmo. O preconceituoso age diferentemente das pessoas que praticam bullying. Normalmente, possui alvos específicos de uma memória pessoal. Já as vítimas de preconceito entram neste processo através de estereótipos imaginários, em relação a qualquer minoria.

Um ponto que nem sempre relacionamos é que a sociedade em que vivemos é extremamente consumista. Cada vez mais as coisas se tornam descartáveis e, assim como os bens de consumo, os relacionamentos também se tornam desconsiderados, aumentando a prática do bullying e do preconceito.

Responsabilidades e Educação

Cabe aos professores, como responsáveis pela formação dos indivíduos, mas também a sociedade como um todo perceber que ao aceitar as minorias aumentamos a diversidade e crescemos em vários aspectos como por exemplo, os culturais. Assim, podemos concluir que a Educação é uma das principais formas de transformação social.

Natalie Schonwald – Psicóloga e Psicopedagoga