DestaquesEconomia PolíticaEducação PolíticaMeio Ambiente

Retrospectos 2023

Agora, no final do ano, normalmente, todos os veículos de comunicação que se imaginam sérios, independentemente de terem ou não publicidade paga em seus ‘budgets‘, fazem uma retrospectiva dos acontecimentos mais marcantes e importantes do período encerrado. Uma espécie de contabilidade e de acordo com as estatísticas de seus departamentos de mercado.  Ou seja, reutilizam numa espécie de suíte, ou será cozinha(?) – pra ficar no jargão jornalístico dos anos 80/90 – os temas que mais lhes deram retorno, em números de leitores e telespectadores e/ou viwers/accsess. Contas básicas. AEscolaLegal também o faz aqui, por se imaginar séria, e batalhar por isso! Aproveitem nossa lista resumida.

São Paulo, 27/12/2023

2 Minutos.

Vamos começar em (des)ordem temporal. Numa linha do tempo, tivemos os seguintes acontecimentos destacáveis no Brasil:

• Eleição do presidente Lula  e consequente retomada do desenvolvimento e crescimento da economia. Com atuação destacada em Saúde, Educação, projetos de infraestrutura, reforma fiscal, e retomada da confiança no país no cenário internacional e reorganização dos BRICS (Dilma presidenta do Banco). Aumento da nota de nossa credibilidade econômica, baixa de dólar e índices positivos na bolsa de valores.
  • Invasão do Congresso pelos bolsonaristas, imitando Trump nos EUA, e consequências, como prisão e julgamento dos baderneiros e alguns (ir)responsáveis, inclusive com o julgamento do STE e a inelegibilidade dos 2 ex-presidentes responsáveis (in)diretos pelas articulações golpistas e por muitos outros “crimes” a eles atribuídos, ainda não julgados.
  • A vergonhosa atuação da seleção brasileira de futebol, cujos jogadores nem jogam ou vivem no Brasil, durante a Copa de Futebol nos Emirados Árabes. Mas, jogador é isso mesmo – jogador. E o que manda no jogo é a grana! Mesmo a seleção feminina…
retrospectos 2023
                           Dos fatos e personagens que marcaram este ano de 2023. (Img. Web)
Na cena internacional
  • Guerra EUA, OTAN, Ucrânia x Rússia.
  • A morte da Rainha. Nem tanto o cargo, mas a mulher, a dona Elisabeth.
  • O submarino dos bilionários que afundou no mar.
  • COP28 – A vigésima oitava Conferência das Partes (COP) da UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change) – ​​Conferências da ONU sobre Mudanças Climáticas. Com expressivo aumento do protagonismo dos países do G20, notadamente do Brasil, que sediará a 30ª. nova Conferência em Belém do Pará no ano de 2025. A COP29 será no Azerbaijão.
  • Expansão bélica de Israel (movimento invasor sionista com apoio dos EUA e países da Europa) na Palestina. Uma continuidade das guerras das Cruzadas em busca de recursos e tesouros, com forçadas implicações religiosas. O movimento bélico revela a corrida armamentista do Ocidente x Oriente. Curiosamente expõe também a fratura entre as duas maiores religiões do planeta. Merecem destaques o Cristianismo-judaismo (e suas vertentes catolicismo e protestantismo – sionistas e ortodoxos) X Islamismo e suas vertentes (Sunitas e Xiitas).
  • As guerras de encomenda
  • Vide Hezbollah  – Hamas e outras facções de origem muçulmana (citadas com frequência pela mídia ocidental capitalista para criar a impressão que são muitos contra o estado sionista israelense). Por outro lado a mídia oriental cujo capitalismo tende a ser de estado, faz também a sua propaganda e mantém o fogo acesso. Qualquer coisa joga no colo do Irã, da China, da Rússia… Guerras de encomenda!
  • Segundo esta mesma mídia há um crescente aumento das tendências fascistas da extrema direita no mundo.
  • Crise por território entre Venezuela e Essequibo – Guiana (ex-inglesa), trazendo novos conflitos para a região fronteiriça com Brasil, supostamente por petróleo. Curiosamente após a Venezuela, presidida por Nicolás Maduro, retomar negociações com os EUA.
  • Eleição de Javier Milei para a presidência na Argentina. Para muitos considerado outro palhaço no poder, com notórias intenções de entornar o caldeirão e promover mais bagunça na região.
Fim do mundo e blá blá
Retrospectos 2023
Zsionist – caçador de crianças, mulheres e idosos (Arte Publisher)

A exceção, naturalmente, da inclemência das mudanças climáticas e a necessidade premente de alteração nos modelos de produção e consumo dos humanos. Antes o que mundo acabe, e se me permitem, as intervenções que o surgimento da IA impulsionam aspectos da realidade.

Um mini vídeo de apresentação aqui.
Curta – inscreva-se – comente no canal AEscolaLegal Conversa.