EducadoresMulherProfessore(a)s

Salas Planejadas – Melhores aulas

Já imaginou que conceitos de decoração e utilização racional dos espaços podem ser úteis e, ao serem colocados em prática nas salas de aulas de sua escola, aumentam muito a segurança sanitária e o aprendizado? Com salas planejadas – melhores aulas.

São Paulo, 25/02 de 2021.

Pois então! Professora(e)s atentos sabem que um espaço bem planejado, com a disposição correta dos móveis e utensílios podem tornar o seu ambiente de trabalho muito melhor. Este é o propósito da Sala planejada – um software, aplicativo, enfim uma ferramenta que vai te ajudar na organização de suas salas de aulas.

Na pandemia, uma aula de dor e resiliência, tornamo-nos mais acessíveis ao aprendizado porque nosso espírito se desarma, e sem a prepotência que nos acompanha diariamente para enfrentar sem medo (mas, é só uma capa para disfarçar) as lutas diárias, ficamos mais abertos aos ensinamentos.

Lembra das brigas e bagunça quando a(o) professora(o)r mais progressista e menos conservador(a) reorganizava as cadeiras para obter melhor posicionamento em relação aos alunos? Fazia círculos, separava as fileiras e afastava as cadeiras, ficava no meio da sala etc? Ao final da aula correria geral para deixar tudo como estava antes (menos dez minutos de aula no começo, mais dez minutos perdidos no final), já que a(o) professora (o) seguinte era conservador(a) e inadaptável, adorava criar encrencas, porque se achava cheia(o) de razão? Você não era a(o) professora(o) seguinte, era?

Hora, então, de abrir os olhos e ampliar horizontes na direção do novo, atitude saudável e crítica que deve sempre balizar nossas expectativas de dias melhores, facilidades e praticidade. Afinal, o que queremos é um pouco mais de conforto e calma para trabalhar.

Uma sala de aula é um espaço que pode e deve ser (re)calculado para atender as necessidades de quem a frequente, principalmente da (o)s aluna(o)s, estudantes que querem aprender, sem negligenciar as atividades da(o)s professora(e)s.

Foi pensando nisso que um grupo de pesquisador(a)es do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp), em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) desenvolveu o sistema Sala Planejada, que auxilia na configuração das carteiras, mantendo o espaço necessário entre elas como pede o distanciamento social, durante a pandemia.

O coordenador técnico do projeto Luiz Leduino é professor de matemática computacional (Matemática aplicada) e ele explica: “a partir de conceitos e problemas matemáticos chamados empacotamento de círculos em retângulos, pode-se colocar dentro da sala de aula o maior número possível de círculos, que na prática são as áreas de distanciamento entre os alunos.” Ou seja, conservar os 2 metros de distanciamento social, como preconizam os sistemas de saúde e prevenção em relação ao Covid19.

Às vezes o óbvio nos puxa pelo colarinho. E desta vez ele está gritando também: “hora de mudanças!” Aprenderemos? Esperamos que sim, por bem ou por mal.

Europa

Em tempo: Ministérios da Saúde da Alemanha, Itália, França e Espanha já estão alterando os seus planos que permitiram parte das escolas abertas, em função das novas cepas variantes do Covid19. Segundo autoridades sanitárias, ministros e presidentes daqueles países o número de contágios aumentou exponencialmente entre crianças e adolescentes, o que já os coloca na frente de risco. Um alerta para o país e as nossas autoridades, geralmente descuidadas e desinteressadas com a população (47,3 milhões de jovens no Brasil) , principalmente os 80% dos pobres que formam a nossa sociedade.