Sustentabilidade

ARQUIVOCONOMIA DIGITAL – tempo em segundos

Uma ciência esquecida? Uma disciplina que foi abandonada com passar do tempo? Descobri a Arquivoconomia (aqui) quando li um livro de 1928 escrito por Eugênio Casanova. 

Charlley Luz

São Paulo, 14/06 de 2020.

1 Minuto

Neste livro ele apresenta um método para a Construção de Arquivos, que considera a estrutura e a parte lógica do arranjo. É uma visão global, que considera as técnicas mais adequadas para criar ambientes ideais para garantia da custódia, para confiança no serviço de arquivos e para facilitar o processo de manutenção do acervo. 

Arquivonomia, que também já teve outros nomes, nos mostra exatamente de que forma devemos estruturar tanto a área de reserva técnica, como a área de atendimento, além do escritório para os gestores.

A descoberta, junto com minha pesquisa e atuação na área digital, possibilitou a criação de um método que pode ser empregado no planejamento do entorno digital de arquivos. 

A ideia da Arquivoconomia Digital é focar nas mais importantes decisões sobre os requisitos dos sistemas de arquivos. Tanto na criação (sistemas de negócio), na gestão documental, logo após a fase corrente, e assim como na guarda permanente e garantia de acesso a longo tempo. Arquitetura da Informação, E-Arq, RDC-Arq, e outros temas são relacionados para criar uma visão da tomada de decisão global no planejamento do sistema de arquivos.

O principal objetivo deste livro (escrito em colaboração com Humberto Innarelli e Vanderlei Batista dos Santos) é pesquisar a Arquivoconomia, uma (esquecida) disciplina da arquivologia, como técnica para a definição e construção de arquivos, a ser aplicada para o desenho de ambientes de gestão de arquivos digitais.

Para isso, conhecemos os itens de definição e a estrutura metodológica da Arquivoconomia, visando aplicar sua analogia ao planejamento digital. Dessa forma, se propõe uma visão de itens a serem observados na definição do planejamento de um arquivo digital, tanto para gestão quanto para guarda definitiva.

A pesquisa utilizada na construção é do tipo exploratória, com base em revisão de literatura. Na revisão, discute-se a estrutura epistemológica da Arquivoconomia e a obra de Eugenio Casanova (Torino, 17 gennaio 1867 – Roma, 22 dicembre 1951).

Quer saber um pouco mais sobre isso? A Arquivoconomia Digital é uma possibilidade de uma visão holística para o planejamento dos novos acervos documentais brasileiros.

Charlley LuzProfessor ESPM e FESPSP – Coordenador da Pós em CI #UX.

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP