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O Futuro Presente – O que é Educação 4.0?

Vários especialistas da área se juntaram para responder a esta questão. AEscolaLegal entrou na jogada e trouxe também um resumo destas e de outras opiniões. Acompanhe…

A redação da revista AEscolaLegal saiu atrás de informações para as compilar num resumo o que seja a tão discutida, e já presente, Educação 4.0. Afinal, este é o motivo de ser da revista – Educação – , e se ela chegar a 10.1 esperamos poder acompanhar as evoluções e continuar trazendo estas informações para quem se interessar. E sabemos que não são poucas as pessoas “ligadas” no assunto! Para começo de conversa o trabalho de seu filho, de seu neto (talvez até o seu) já está diretamente relacionados a ela. O processo é irretornável.

Primeiro, é uma Educação que começa a responder às necessidades da “Indústria 4.0 ou da também chamada quarta revolução industrial, onde a linguagem computacional, a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial, os robôs e muitas outras tecnologias se somam para dinamizar os processos nos mais diversos segmentos da Indústria.

Veja alguns condutores que reformulam a maneira como lidamos e pensamos sobre o trabalho e educação hoje:

A conectividade global e facilidade de acesso ao conhecimento; As máquinas inteligentes, automações e sistemas robotizados; As novas mídias e Big Data; A implacável velocidade da inovação; A exigência constante de desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos.

Metodologias ativas

Cada vez mais ouviremos falar em metodologias ativas. Elas estão diretamente relacionadas aos novos referenciais teóricos propostos pela Educação 4.0. São de estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível e interligada. A função do professor será ainda mais importante.

As metodologias ativas integram ensino online e offline e promovem a aprendizagem baseada em projetos. O conteúdo é estudado em casa e, na escola, são esclarecidas dúvidas e é compartilhado o aprendizado. A ênfase é na cultura do aprender fazendo e na internalização criativa.

O ensino multidisciplinar deverá integrar conceitos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática para desenvolver projetos na prática, convidando os alunos a resolverem situações-problemas elaboradas a partir de seus próprios interesses.

O foco da Educação 4.0 não é a matéria em si ou o que é ensinado, mas como isso é ensinado. Trata-se de processo, de experiência e, principalmente, de continuidade. Já chamaram isso de construtivismo. A meta hoje é ir além do currículo disciplinar e ensinar aos alunos, por exemplo, as chamadas “soft skills”.

Soft skills” são habilidades e competências mais do que nunca importantes em nossa vida pessoal e no mercado de trabalho: se comunicar bem, ser capaz de lidar com problemas complexos, usar ferramentas e métodos para tomar decisões rapidamente, desbloquear o pensamento criativo. “Ou seja, todas competências do século XXI, necessárias para se viver num mundo que muda muito rápido”.

É importante dizer também que tanto as gerações mais antigas quanto as novas estão vivenciando um contato diário e frequente com as novas tecnologias. A geração Z (*), por exemplo, formada por jovens que nasceram a partir dos anos 2001, acabou de chegar na maioridade e já nasceu dentro da era digital — são os nativos digitais.

Enquanto isso, os Millenials, que englobam as pessoas nascidas a partir dos anos 1980, viveram a transição do mundo analógico para o digital, conseguindo acompanhar bem de perto todas as mudanças que vieram acontecendo nos últimos anos, o que garante a essas pessoas uma importante carga de conhecimento. Em resumo, a educação 4.0 se faz necessária em todas as faixas etárias do aprendizado.

Ah, para aqueles que acreditam (e os que não acreditam) que os computadores irão facilitar muito a vida dos estudantes, eis aqui a prova: BBC micro:bit – http://tecnologia.educacional.com.br/project/bbcmicrobit/

(*) Geração Z – https://aescolalegal.com.br/diversos.php

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Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

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