Ensino

O Futuro da Educação já é agora!

O Papel da Educação 4.0 na 4ª Revolução Industrial

Redação

São Paulo, 16/08 de 2020.

1 Minuto

Algumas certezas: urge adaptar métodos e didáticas, é absolutamente necessário implementar a interação entre humano e máquina, e a partir disso ensinar a decidir o que a máquina pode ou não pode. Este é o futuro da educação já é agora!

Esta modalidade de ensino que prepara o jovem para o futuro, o mundo social e do trabalho. Uma educação que estimule o ensino ao jovem que pretende desenvolver habilidades/funções próprias do humano tem necessária e objetivamente de oferecer espaço para que desenvolvam com criatividade todo o seu potencial.

Para tanto é imprescindível a empatia (sócio-emocional), a solidariedade que une professores e estudantes em um só sentimento de coragem, vontade de ir à frente, para abordar as realidades possíveis, enfrentá-las e propor soluções.   

Isso resgata o sentido do amor na relação construtiva do educar, do ensinar – amor relativamente a prazer intelectual, adjunto à amizade que une as pessoas em torno de objetivos (pessoais e sociais).


A realidade Brasil

O que notamos? A realidade da pandemia covid19 nos assustou e obrigou a uma reprogramação social intensa.

Para nossa infelicidade o estado brasileiro não estava preparado, nem demostra, pelos seus atos, ter o menor interesse, em que pese os discursos de parte das autoridades públicas federais, e de muitas estaduais e municipais em discutir seriamente a questão.

Dar voz e espaço para ação da Ciência (não confundir com corrida cega pelo lucro – usura – dos laboratórios químico-fármacos), abrir espaço para a Academia fomentar as discussões necessárias.

Seriam atitudes coerentes, mas que não se veem no cenário atual, pelo contrário trataram, o atual e o governo anterior de desmontar, através de cortes de verbas e congelamento, a estrutura e os investimentos em Saúde e Educação.

O jogo subsequente de entra e sai de vários ministros das pastas corroborou o viés notadamente ideológico das medidas.

Esvaziar-lhes o conteúdo social necessário, em nome de reorganização da economia (como isso se fosse possível subtraindo a força de trabalho produtiva).

Colocar o país no atraso e em posição de subserviência e dependência à tecnologia norte-americana é um discurso que tem tanta aceitação quanto a idiotice neoliberal que se procura impor.

Para piorar os governos estaduais ainda não ofereceram, com base nos cortes sofridos, os recursos técnicos, medidas concretas e coerentes de fato.

O treinamento para professores, a facilidade de crédito para aquisição de equipamento, a realização de contratos com operadoras para potencializar a transmissão em banda larga, entre outras medidas com vistas ao enfrentamento da situação produto do choque pandêmico, são o giz e a lousa preparatórios para a Educação 4.0. O futuro da educação já é agora!

Tem três vídeos que penso podem ajudar na compreensão do problema, de nossa atualidade, e projetar um pouco do futuro.

https://youtube.com/watch?v=G5SiljilcSchttps://youtube.com/watch?v=wd4-jnOzcrQ  – https://youtube.com/watch?v=B_x8EccxJjU


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Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

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