DestaquesEconomia PolíticaSaúde AlimentarSociedade

Bora tomar um Café?

Ele é 2ª bebida mais consumida no Brasil e só perde para a água.

Redação

 

São Paulo, 19/04/2023

2,7 Minutos.

Estudo realizado com dados de consumo de 193 países aponta que os brasileiros tomam de 3 a 4 xícaras da bebida por dia. Uma bebida versátil que possui uma variedade de componentes com efeitos benéficos para a saúde, entre eles a famosa cafeína. O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, segundo um estudo realizado pela plataforma CouponValido.com.br. Os dados da Associação Internacional do Café (ICO) e do Dieese.

Em média, os brasileiros bebem de 3 a 4 xícaras por dia, o equivalente a beber cerca de 5,8 kg por ano. De acordo com o levantamento, o Brasil fica em 14º lugar entre 15 países que mais consomem o grão. Mas, quando o assunto é produção de café, o Brasil está no topo do ranking mundial: cerca de 40% da produção mundial total vem da terra dos Tupiniquins. Os estados que mais produzem o fruto são Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

E quando falamos em café, já existe a assimilação direta com o seu composto principal: a cafeína. Uma xícara de café expresso contém de 90 a 200 mg de cafeína, enquanto a xícara do tradicional café coado tem entre 150 e 300 mg da substância. Mesmo diante desses dados, o teor da substância não depende apenas do tipo de café. Na verdade, fatores externos como a quantidade de água utilizada, tempo de contato da água com o café e tipo de pó também influenciam nesse aspecto.

Mistura fina e forte

A cafeína é a substância mais consumida no mundo e atua como um poderoso estimulante do sistema nervoso central (SNC). Atua melhorando o humor, o foco e o estado de alerta. Além do que, devido ao seu efeito estimulante, pode melhorar o desempenho físico durante os exercícios, já que aumenta a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. Contribui ainda para que mais sangue rico em oxigênio e nutrientes chegue mais rapidamente às células
musculares. E favorece o uso de gorduras como fonte de energia, economiza combustível (glicogênio) para os músculos, reduzindo a fadiga e auxiliando no desempenho.

Bora tomar um Café?
Saiba dos seus limites. 3 ou 4 xícaras por dia, é bem razoável! (img Web)

Para os ‘coffeelovers’ e seus efeitos benéficos para o corpo, o melhor não é somente a maneira mais conhecida de consumi-lo.

Coado ou em cápsulas de máquinas de cafés, sua potencialidade por meio de diferenciados produtos encontrados no mercado atualmente é enorme.

Lojas especializadas em produtos naturais e nutrição esportiva possuem alguns tipos desses cafés diferenciados.

Muitos produtos com cafeína concentrada ou sem cafeína podem proporcionar efeitos semelhantes.

[N.E.: Muitos bebidas energéticas misturam cafeína em suas fórmulas, com outra substância sintética a taurina.]

A Bio Mundo é uma dessas lojas e está espalhada pelo Brasil. Muito conhecida pelo seu efeito termogênico no organismo, a cafeína ajuda a acelerar o metabolismo, auxilia na queima de gordura e ainda contribui para o emagrecimento. Ela é muito utilizada por atletas, já que atua diretamente no sistema nervoso central, proporcionando maior energia e melhorando o desempenho físico.

Hora de acordar – espere o preço baixar

E por ser um estimulante, também é indicada para quem gosta de estudar – claro que em doses moderadas, né?! Pois além de melhorar a atividade mental, ela promove a sensação de alerta constante e aumenta a concentração, diminuindo também a fadiga mental.

Nesses casos, é claro que sempre vale o bom senso. O ideal é procurar uma nutricionista para ajustar a dose de acordo com a necessidade individual. Outras opções diferenciadas são os super cafés, um blend energético completo pensado para o bem-estar. Ele reúne múltiplos ativos em apenas uma fórmula, com o objetivo de turbinar a performance durante os treinos e as atividades diárias.

Para os que não gostam de café, hoje já é possível encontrar refrescos funcionais em pó sem adição de açúcares, feitos a partir de extratos naturais de frutas, cafeína e outros ingredientes que ajudam a dar mais energia, concentração e disposição.

E para quem não pode ou prefere ficar longe da cafeína, existe um tipo de café especial: o café de açaí, que nasceu da prática importantíssima do reaproveitamento de sobras orgânicas do caroço do açaí que iria para o lixo.

O sabor é semelhante ao sabor do café tradicional e está ficando conhecido por suas incríveis propriedades antioxidantes, fibras, como a inulina, e ainda é extremamente nutritivo e uma ótima fonte de energia. Além de conter poucas calorias, esses compostos vegetais são excelentes para ajudar a regularizar seu sistema digestivo.

[N.E.: outra opção razoável é a cevada. ]

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP