Conteúdos

Livro Digital Infantil

O NOME DA GENTE – engaja professores e famílias no incentivo à leitura durante a quarentena.

Redação – Resenha

São Paulo, 09/10 de 2020.

2 Minutos

Pensando em colaborar com o trabalho docente, neste momento atípico da educação, disponibilizamos a versão digital do livro O NOME DA GENTE para os professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do EF utilizarem como ferramenta durante o período de aulas remotas.

A disseminação desta ideia tem nos trazido retornos muito positivos por parte dos professores e, por isso, acreditamos ser interessante compartilhar aqui a opinião daqueles que estão na linha de frente.

É o caso da professora Arlete Silva Gonçalves Seixas que utilizou o livro digital como recurso com seus alunos e nas suas redes sociais.

Arlete atua na Rede Municipal de Ensino de Cariacica (ES) e mantém uma página chamada Práticas Pedagógicas / Educação onde compartilha ideias educativas que auxiliam famílias e educadores a potencializarem a aprendizagem das crianças.

Ela nos contou que compartilhou o link e a imagem do livro digital infantil na sua página. “Em poucos minutos houve vários recompartilhamentos e, então, decidi fazer também a leitura do livro, por meio de um vídeo que publiquei no meu Canal do Youtube e compartilhei na minha página e grupos de educação.

Rapidamente, inúmeras pessoas e páginas de escolas compartilharam o vídeo, chegando a 2.300 visualizações, muitas famílias e educadores entraram em contato comigo, pedindo o arquivo digital e as imagens e PDF”, relatou a professora.

RÁPIDA DISSEMINAÇÃO

“Divulguei o link para que eles pudessem colocar o nome da sua criança no livro, eles ficaram encantados e as crianças maravilhadas por verem seu nome na história. As famílias e Educadores que possuíam dificuldades eu auxiliei e disponibilizei meu WhatsApp para nos comunicarmos.” (Professora Arlete – Cariacica ES)

Arlete acrescentou que o relato mais emocionante foi o de uma família que mora em uma aldeia de pescadores, que possui apenas um ponto de internet.

Segundo ela, a mãe se deslocou até lá para carregar os arquivos que tinha recebido e disse que usaria o link para personalizar o livro com os nomes dos seus filhos.

“São experiências que levarei para vida inteira, o livro digital rompeu barreiras, facilitou o acesso à informação, à cultura literária, promoveu valores e aproximou famílias e educadores de forma significativa, um entrelaçamento de novos sentidos de ser com o outro.”, disse.

“Em momentos como este que estamos vivendo é necessário pensar como podemos ajudar, como compartilhar nossas ideias e valores, oferecer o nosso melhor para quem precisa e o  aprender.digital encantou a todos com a iniciativa de nos presentear com um livro tão lindo e cheio de sentidos para a imaginação e aprendizagem das nossas crianças”, finalizou.

Da mesma forma, a professora Maria Claudiana Barros, da Rede Pública de Ensino da cidade do Rio de Janeiro, utilizou a versão digital do livro como suporte pedagógico para as aulas remotas e também nos relatou a sua experiência.

CRIANÇAS FELIZES, PAIS E PROFESSORES IDEM

“Nestes tempos em que todos nós, professores, alunos e pais, temos que nos reinventar no processo de ensino aprendizagem, a busca por materiais que promovam o aprendizado de forma lúdica e digital é uma constante”. (Professora Maria Claudiana – Rio de Janeiro RJ)

A professora teve contato com a versão do livro digital O NOME DA GENTE por meio de um grupo de educadores no whatsapp.

“Fiquei tão encantada de poder colocar o nome da minha filha em um livro, que na mesma hora pensei em como os meus alunos se sentiriam e como seria diferente poder trabalhar o nome e a leitura dessa forma”

Maria Claudiana criou um vídeo mostrando aos responsáveis como poderiam acessar o link e trabalhar com as crianças o nome de cada uma.

“Orientei que, a medida em que o responsável percebesse que a criança reconhece as letras do nome, deixasse que a mesma digitasse formando o seu nome, com mediação, se necessário, depois do livro gerado seria o momento mágico, de a criança ouvir a leitura com o seu nome” , disse.

Para nós, do Aprender.digital, o retorno desta iniciativa está sendo muito gratificante. Principalmente por saber que os professores precisam de alternativas para o ensino, nestes tempos de pandemia.

Ouvir que nosso livro colabora de forma efetiva com o trabalho deles é recompensador.

Foi muito bom ter encontrado essa ferramenta, veio como uma forma divertida e encantadora de trabalhar a construção do nome e promover o gosto pela leitura na infância”. (professora Maria Claudiana)

Para conhecer a versão gratuita do livro digital use este link: https://livros.aprender.digital

Com base nas prerrogativas da BNCC e o feedback dos professores, criamos um roteiro de uso como atividade para as famílias!

Os professores interessados, podem acessar no link abaixo: https://criatividade.digital/roteiros/0007/

Sobre O NOME DA GENTE

O NOME DA GENTE é um livro exclusivo e personalizável que incentiva a criança a reconhecer o seu nome escrito, as letras, os sons, a similaridade com outras palavras e propõe a participação da família por meio da leitura, de forma prazerosa, no processo de alfabetização

Nossa proposta parte da ideia de que o nome próprio é um importante elemento no processo da alfabetização infantil. Por isso, o livro apresenta esse elemento em uma história leve e divertida, na qual uma folha de papel em branco busca alguém que possa lhe rabiscar, escrever, desenhar.

Como cada exemplar é personalizado com o nome da criança que vai recebê-lo e, cada uma delas é também personagem do seu próprio livro, o que torna tudo ainda mais legal. Quer saber mais? Acesse nossa página: aprender.digital