DestaquesEconomia PolíticaEducação AlimentarTecnologia

Novos Caminhos – Indústria Alimentar

A indústria global de alimentos precisa se adaptar rapidamente aos desafios do setor, principalmente ao aumento do preço de matérias-primas e insumos, para que consigam atender à demanda, enquanto se mantêm lucrativa.

Waldir Bertolino

Novos Caminhos - Indústria Alimentar

São Paulo, 08/07/2023

3 Minutos.

A escassez de mão de obra qualificada, combinada aos contêineres marítimos presos nos portos e o crescente aumento nos custos dos transportes, tem feito com que a indústria de alimentos repense todo o processo de produção para conseguir atender à demanda e ainda se manterem lucrativas.

Segundo dados do Projeto Campo Futuro, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em 2022, os gastos com fertilizantes, defensivos agrícolas e diesel foram os que mais sofreram alteração. O conflito entre Rússia e Ucrânia desestabilizou a oferta mundial e elevou os preços internacionais, com aumento, por exemplo, de 125% no preço do KCL (cloreto de potássio), 71% MAP (fosfato monoamônico) e 94% da Ureia.

O preço dos combustíveis também colaborou pressionando mais os custos da produção; um incremento de 44% nos últimos doze meses. Sabendo da deficiência existente na cadeia de suprimentos de alimentos, as empresas alimentícias aprimoram seus processos e buscam as melhores maneiras de permanecerem firmes diante das adversidades.

Em busca de novos caminhos, como essas empresas podem criar cadeias de suprimentos mais resilientes e que sejam capazes de escalar e flexibilizar de acordo com as demandas e os desafios em constante mudança? Veja abaixo as 4 mudanças que devem impactar a indústria de alimentos:

Era digital

Atualmente, muito se tem falado sobre a “transformação digital”, apresentando-a como a solução para todos os problemas, incluindo os da cadeia de suprimentos. Mas, para a indústria alimentícia, que sofre com margens cada vez menores, digitalizar toda a operação logística pode não ser viável, principalmente se não for uma mudança planejada, com objetivos claros. Entretanto, se essa transformação for aplicada em projetos menores e mais gerenciáveis, é possível alcançar benefícios tangíveis, criando argumentos para estender tais mudanças às outras áreas da organização.

Novos Caminhos - Indústria Alimentar
Da produção e preparo da terra, à logística e distribuição dos alimentos industrializados nos PVs. (Img. Web)

Maior visibilidade organizacionalGarantir maior visibilidade e transparência em toda organização é a prioridade número um. A única maneira de se fazer isso é padronizar e unir os sistemas de negócio de toda empresa. Assim, a utilização de uma solução de gerenciamento do ciclo de vida do produto, oferece uma vantagem de fonte única de informação, proporciona ganhos de visibilidade em tempo real de toda a cadeia, do recebimento de fornecedores às remessas dos produtos para os clientes.

Portanto, esse nível de supervisão e visibilidade possibilita identificar onde estão as ineficiências e gargalos e permite que se tomem as medidas necessárias. Com isso, evitam-se problemas que afetam negativamente as operações.

Maior eficiência –  A unificação de sistemas diferentes ajuda a eliminar processos manuais lentos, simplifica as operações e aumenta a eficiência operacional. Por isso, é necessário contar com um sistema que possa interagir com outros aplicativos de negócio para ajudar os gestores na otimização dos processos e melhorar o tempo de respostas aos clientes.

Excelência em planejamento

Com a total integração dos sistemas elimina-se a necessidade de entrada de dados duplicados, um processo demorado e sujeito a erros. Para uma empresa de alimentos, a garantia de conformidade regulatória e de saúde e segurança, essa eficiência é essencial, garantindo maior precisão das informações, e também agilizando a carga administrativa que é parte integrante da operação no mercado internacional de alimentos e indústria de bebidas.

Assim, quando se trata de atender à demanda do cliente, a escolha do sistema ERP certo também pode fazer toda a diferença. Portanto, ter acesso às informações de estoque e inventário em tempo real garante que os pedidos sejam atendidos, e que medidas de contingência possam ser implementadas quando necessário, por exemplo, quando houver previsão de atraso nas entregas de ingredientes.

De tal maneira que as decisões de compra também tornem-se assertivas, feitas com base nas movimentações de estoque mais precisas. Ou seja, é a transformação da informação em conhecimento. É a previsão que os sistemas certos fornecem, criando negócios mais ágeis e aumentando a resiliência da cadeia de suprimentos.

À medida que as mudanças continuam a acontecer, as empresas alimentícias precisam se adaptar rapidamente, e as cadeias logísticas precisam ser mais eficientes e capazes de se manter firmes diante de desafios inesperados. Desta forma, esta é a única maneira de tornar as empresas no centro da cadeia de suprimentos mais flexíveis. Utilizar o conhecimento aprofundado dos negócios para ter informações não apenas da sua própria operação, mas também da cadeia como um todo.

O aproveitamento amplo das informações disponíveis pelas empresas alimentícias, ajuda a criar cadeias de suprimentos mais ágeis, flexíveis e sem atrito, preparadas até mesmo para os desafios mais inesperados.

Waldir BertolinoCountry Manager da Infor